Como fazer congelados sem perder o sabor e a textura dos alimentos

Escrito por    
Em 08.04.20

Com essa seleção de receitas de como fazer congelados, a sua rotina vai ficar muito mais prática. Fazer o procedimento correto é essencial para manter o sabor e a textura dos alimentos. Você pode fazer isso com legumes, proteínas, lanches e temperos. É ideal para te salvar quando bater aquela fominha ou economizar as louças do dia a dia. Confira!

Continua após o anúncio

Como congelar alimentos

Esse é um manual de congelamento que serve para quase tudo. Ele mostra como manter os nutrientes dos legumes e verduras interrompendo seu cozimento antes de levar ao freezer. Também é possível congelar bebidas, grãos cozidos e pratos prontos mantendo a textura e o sabor.

10 alimentos para não congelar

Você sabia que alguns alimentos não devem ser congelados? Os motivos envolvem rompimento da estrutura, perda da textura e separação dos elementos como proteína e gordura. Alguns exemplos são: ovos com casca, frutas com bastante água, arroz com cremes, batatas, entre outros.

Como congelar diferentes tipos de carne

As carnes são alimentos que marcam presença nos freezers por serem utilizadas diariamente nas refeições. E, para manter o frescor das proteínas, uma ótima dica é retirar o ar dos saquinhos, cortar os pedaços no sentido certo e ajustar o congelador na temperatura correta.

Como congelar frutas

Deixar a fruta estragar? Jamais! Congelar frutas é uma ótima maneira de evitar o desperdício e ter sempre um suco natural refrescante à disposição. O processo envolve higienizar com água sanitária, descascar, picar e armazenar em saquinhos plásticos para economizar espaço.

Continua após o anúncio

Como congelar legumes

O branqueamento é uma técnica de cozimento para manter a textura e o sabor dos legumes. Aqui, ele será feito de acordo com cada legume, para evitar que o alimento estrague. O procedimento envolve cozinhar diretamente na água ou no vapor, interromper o cozimento com água gelada, secar no pano de prato e congelar em saquinhos.

Como congelar seleta de legumes

A seleta de legumes é uma ótima opção para quem quer uma rotina saudável, mas não quer perder tempo lavando, cozinhando e cortando os alimentos diariamente. Aqui será feita uma mistura de cenoura, batata e vagem que será cozida em uma panela com sal. Depois, os legumes serão resfriados, secos e distribuídos em sacos plásticos.

Como fazer e congelar polpas de frutas

Confira como fazer polpas de frutas para evitar o desperdício. Elas podem durar até 1 ano congeladas e, transformadas em sucos, vão deixar suas refeições mais refrescantes. Aqui, você confere o passo a passo do que fazer com a manga, a melancia e o abacaxi.

Como fazer temperos congelados

Sabe aquela salsinha e cebolinha que vão murchando e acabam no lixo? Elas podem ser congeladas em cubinhos de gelo. As folhas picadas podem ser congeladas diretamente com azeite ou trituradas no liquidificador com alho e cebola. A técnica também pode ser aplicada com manjericão e alecrim.

Como fazer e congelar nuggets caseiros

Continua após o anúncio

Veja como fazer uma versão caseira de nuggets para fugir dos industrializados. A receita, bem mais saudável, é feita com peito de frango, farelo de aveia, cenoura, cebola, alho e sal marinho no triturador.

Como fazer e congelar papinhas

Tempo é algo valioso para as mamães e papais. Por isso, uma ótima pedida é fazer as papinhas das crianças em casa e congelar várias unidades. Além de conter alimentos naturais, é uma opção prática para os dias de correria. As combinações sugeridas são cremes de aspargo, abobrinha, milho verde, cenoura e batata doce.

Como congelar marmitas saudáveis

Você não precisa mais comer fora com a desculpa de economizar tempo. Com essas marmitas saudáveis congeladas, ficou fácil comer bem e rápido. As carnes ficam mais gostosas congeladas com molho e os vegetais são cozidos previamente no vapor. Confira algumas sugestões de cardápio para arrasar nas combinações.

Como fazer e congelar marmitas low carb

Fazer dieta vai virar algo prático com essas marmitas low carb. Você pode começar fazendo uma base de legumes e outra de frango que permitem diversas adaptações. É só soltar a criatividade acrescentando temperos, cremes e sementes. Ideal para levar para o trabalho, escola ou faculdade.

Gostou das dicas de como fazer congelados? Se você quer dar um toque especial para seus pratos, não perca essas receitas de bouquet garni que combina ervas aromáticas e saborosas.

PARA VOCÊ