Como fazer manteiga de coco para se deliciar com todo seu sabor

Por
Atualizado em 22.07.20

A manteiga de coco é uma alternativa saudável para você passar no pão, servir com frutas, tapioca ou o que mais preferir. Isso porque ela é rica em fibras e proteínas. Além disso, prepará-la em casa é uma tarefa simples que você pode aprender com as receitas abaixo.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como fazer manteiga de coco

Utilizando apenas dois ingredientes, um liquidificador e uma espátula você já consegue fazer uma deliciosa manteiga de coco. Veja só:

Receiteria

Ingredientes

  • 200 g de coco seco integral
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido

Como fazer

  1. Bata o coco seco no liquidificador em velocidade baixa mexendo de vez em quando;
  2. Após aproximadamente 20 minutos, o coco se transformará em uma pasta grossa. Nesse momento, adicione o óleo de coco;
  3. Bata por aproximadamente mais 2 minutos ou até a textura ficar bem cremosa, quase líquida;
  4. Transfira a manteiga para um recipiente que possa ser aquecido.

Quando a manteiga esfria, sua textura fica sólida, mesmo em temperatura ambiente. Para que ela volte a ficar líquida, basta aquecê-la no micro-ondas.

Publicidade

Viu só como esta é uma receita simples para ser testada na sua cozinha? Só é preciso ter um pouco de paciência para obter a consistência exata.

Outras formas de fazer manteiga de coco

Além da maneira citada acima, há outras receitas que ensinam a fazer manteiga de coco. Olhe as opções abaixo:

Manteiga de coco no processador

iStock

Para testar esta receita em casa, o primeiro passo é escolher o coco certo. Você deve usar a versão seca integral não desengordurado e sem açúcar. Aqui, este ingrediente é batido no processador, o que torna o processo mais rápido do que no liquidificador. O tempo de espera gira em torno de 10 minutos.

Publicidade

Manteiga de coco com óleo de coco

iStock

Se você não tem um processador ou se seu liquidificador não é muito potente, o óleo de coco é um ótimo aliado. Isso porque ele ajuda os grãos do coco seco a soltarem a gordura que há dentro deles. Assim, você não estraga seu eletrodoméstico e consegue uma manteiga de coco caseira.

Manteiga de coco com coco fresco

iStock

Que tal fazer sua manteiga usando um coco fresquinho? Essa receita pode até ser mais trabalhosa do que as opções anteriores, mas pode ter certeza que o sabor final compensa.

Manteiga de coco do leite

iStock

Fez leite de coco e quer aproveitar para retirar a manteiga dele? Assim que o leite ficar pronto, você deve deixá-lo na geladeira por pelo menos 12 horas. Neste tempo, se forma uma casca na superfície que nada mais é do que manteiga.

Agora que você já viu receitas de manteiga de coco, que tal aprender também como fazer óleo de coco? Assim, você aproveita todos os benefícios que esta fruta tem para oferecer.