64 receitas com ricota para saborear em diferentes momentos do dia

A ricota é um alimento rico em proteínas com uma quantidade pequena de calorias. Além disso, a textura macia e o sabor suave fazem dela uma grande aliada para preparar receitas saudáveis e gostosas. Pode ser usada para fazer entradas, patês, incrementar massas, sobremesas e muito mais. Confira abaixo receitas com ricota para testar e se deliciar com o resultado!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Entradas

A combinação de ricota com azeitona é bem tradicional, e aqui ela é temperada e usada no recheio de canapés feitos com massa caseira. O preparo da massa é simples: você vai precisar apenas de farinha de trigo, margarina, sal e água gelada.

Publicidade

Já pensou em usar pães de queijo como base dos seus canapés? Essa é a proposta dessa receita, em que a ricota é misturada com peito de peru, maionese, creme de leite e temperos para formar o recheio. Para decorar, aposte em cebolinha e damascos desidratados.

Se você está procurando uma entrada simples, leve e deliciosa, essa berinjela pode ser uma ótima escolha. Para o recheio, você vai precisar de creme de ricota, parmesão e a polpa do próprio legume. Fácil de fazer e com um gostinho irresistível!

Cogumelos também ficam deliciosos recheados. Para testar essa receita, é preciso limpá-los e recheá-los com uma mistura de ricota, jamón, tomate, salsinha e temperos, depois levar ao forno até dourar. Sem muito trabalho na cozinha, você obtém uma entrada sofisticada para seu almoço ou jantar.

E que tal preparar esses pastéis com um toque saudável, já que a massa é caseira e assada? O suco de couve dá uma cor linda aos quitutes, que são recheados com uma mistura de ricota, alho, salsa e sal de ervas.

Publicidade

As empanadas têm um formato que lembra o pastel brasileiro, porém normalmente são assadas. Nessa receita, a sugestão é rechear a massa com uma mistura de ricota, iogurte natural, manteiga, espinafre e sal. Depois, basta levar à airfryer por cerca de 15 minutos e está pronto.

Essas cestinhas de grão-de-bico são outra opção de entrada bem leve e saborosa. Aqui, a massa é feita com farinha de grão-de-bico, azeite, água e sal. Já para o recheio, a sugestão é usar frango desfiado, ricota e temperos.

Para testar essa receita em casa, só é preciso misturar tudo, fazer bolinhas e levar para assar por 25 minutos. Anote os ingredientes necessários: brócolis, aveia, ricota, ovo, parmesão, cheiro-verde e temperos. Simples e delicioso!

Já aqui, você aprende como fazer o clássico bolinho de arroz em uma versão mais incrementada. Para isso, além do arroz cozido, a receita leva também ricota, ovo, parmesão, peito de peru, cenoura, azeite e temperos.

E que tal preparar bolinhos que combinam atum com ricota, cebola, tomate, ovo, farinha de rosca e temperos? Depois de misturar tudo para formar a massa, é só moldar bolinhas e fritar em uma frigideira com azeite até dourar.

Publicidade

O gostinho da berinjela combina superbem com o da ricota. Que tal preparar esses rolinhos que levam os dois ingredientes? Além deles, você só vai precisar de azeite, shoyu e castanha-de-caju, para agregar sabor ao prato e trazer um toque crocante para a sua refeição.

Para essas tortinhas, primeiro é preciso fazer a base - uma massa integral que será assada em forminhas até dourar. Em seguida, processe a ricota com alho, azeitona, pimenta, cheiro-verde e azeite até formar uma pasta, recheie a massa, salpique mais temperos e está pronto!

Acompanhamentos

Quer preparar um acompanhamento diferente? Aposte nesse cuscuz de milho recheado com uma mistura de ricota, cenoura, requeijão cremoso e sal. Com menos de meia hora na cozinha, você terá uma receita muito saborosa para apreciar ou servir na sua refeição.

Mais uma receita superprática e com uma lista de ingredientes bem curta. Para fazer a massa desse rocambole, você vai precisar de folhas de espinafre, ovos, tapioca, queijo ralado, sal e pimenta-do-reino. Já a ricota entra em cena no recheio e na decoração do prato.

O gnudi é um prato parecido com o nhoque, mas, aqui, ele fica com uma textura bem mais cremosa. Os ingredientes usados são ricota, queijo ralado, espinafre, ovos, farinha de trigo e temperos. Já o molho fica à sua escolha, mas o de tomate é uma ótima opção.

Publicidade

Se você busca um prato mais sofisticado, essa terrine pode ser a receita ideal. E o melhor é que, mesmo com uma linda apresentação, o preparo é muito simples. Para testar, você vai precisar apenas de gorgonzola, ricota, cream cheese, geleia de damasco e nozes.

Para uma versão mais elaborada, a dica é experimentar essa terrine mais elaborada, que leva damascos secos na massa. Além disso, uma calda de caramelo com castanhas ainda é usada na finalização para deixar o prato ainda mais delicioso.

Que tal testar um strogonoff de frango diferente, em que o creme de leite é substituído por creme de ricota? Essa é a proposta dessa receita, que leva também passata de tomate, mostarda e temperos diversos. O resultado é um acompanhamento simples, mas muito saboroso para a sua refeição.

Se a ideia é fazer uma refeição mais leve, aposte nessa salada de repolho e tomate incrementada com ricota amassada, mostarda, azeite e temperos. Basta misturar tudo e levar ao forno por 10 minutos. Depois, é só aproveitar!

Muito simples de fazer, essa combinação de creme de ricota com tomate confit fica simplesmente incrível. Primeiro, é preciso levar os tomatinhos ao forno com azeite, alecrim, alho, sal e pimenta. Coloque sobre o creme e está pronto.

A omelete é um prato que pode ser servido no café da manhã, no almoço ou no jantar: só depende do tamanho da sua fome. Para testar essa versão, você vai precisar de abóbora batã, ricota defumada, ovos e amêndoas laminadas, além de ervas e temperos. Fácil e deliciosa!

Sabia que é possível preparar um quibe low carb substituindo o trigo por quinoa? Essa é a proposta dessa receita, em que a semente é combinada com patinho moído, cebola, hortelã, azeite e temperos. Além disso, um creme de ricota é usado no recheio.

Quer deixar a carne de lado? Aposte nessa versão vegetariana que combina quinoa com abóbora cozida ou assada. Essa também é uma opção recheada, incrementada com uma mistura de ricota e requeijão. Capriche nos temperos para um resultado bem saboroso!

Por fim, que tal preparar esses bolinhos italianos para servir como acompanhamento? Aqui, os polpetones são feitos com patinho, alho, cebola e temperos, depois recheados com creme de ricota e empanados antes de serem assados. Fácil de fazer e muito gostoso!

Massas

Já pensou em usar ricota para preparar a massa do seu nhoque? Aqui, além dela, você vai precisar também de ovo, farinha de trigo, queijo ralado e sal. Já para o molho, use o de sua preferência. Fica ótimo com molho de tomate, pesto ou molho branco, por exemplo.

O nhoque também pode ser feito com essa combinação clássica de ingredientes. Nessa receita, o prato leva apenas ricota, espinafre, ovos, parmesão, temperos e farinha de trigo ou de arroz. Para acompanhar, aposte em molho de tomate e mais parmesão ralado.

Que tal testar uma lasanha vegetariana sem massa e superfácil de preparar? Aqui, a montagem é feita intercalando camadas de molho de tomate, palmito pupunha, ricota temperada e mussarela ralada. O resultado é um prato delicioso!

Se você quer uma lasanha vegetariana que dê pouco trabalho, mas seja cheia de sabor, essa pode ser a receita ideal. Para melhorar ainda mais, o resultado é um prato bem suculento. Além de creme de queijo e tomate seco no recheio, o preparo leva molho de tomate e uma cobertura de molho branco cremoso.

Essa é uma receita que conta com um recheio supersaboroso, pois a ricota é incrementada com leite, azeite, manjericão, sal e noz-moscada. Já para o molho, a dica é combinar tomate pelado com azeite, alho, sal e mais manjericão.

O conchiglione é uma ótima opção de massa para rechear. Aqui, entra em cena novamente a combinação de ricota com espinafre. Mesmo sendo um prato bem simples, o resultado é uma apresentação e um sabor que vão deixar qualquer um com água na boca.

Já pensou em usar massa de pastel para o preparo de rondelli? Essa é a proposta dessa receita, que, além de levar brócolis, também pede uma combinação de queijos. O resultado é um prato extremamente cremoso.

Lanches

Que tal preparar um pãozinho delicioso que combina azeitonas pretas com ricota, gergelim, iogurte natural e ervas secas? Além disso, você vai precisar também de ingredientes básicos, como ovos, farinha de trigo, azeite, sal e fermento.

Além do recheio de ricota e espinafre, essa é uma receita em que a massa, por si só, já é deliciosa. É uma ótima pedida para quem está procurando um lanchinho incrementado, mas que não dê muito trabalho para preparar.

Para um lanche rápido, a sugestão são esses minissanduíches que combinam ricota com peito de peru. Além desses dois ingredientes, você também vai precisar de tomate, alface e orégano para rechear as fatias de pão integral, que serão cortadas em quadradinhos.

A aveioca é uma versão de crepioca em que a tapioca é substituída aveia. Para testar essa receita, primeiro você vai preparar uma massa usando aveia em flocos, água, ovos e sal. Cozinhe em uma frigideira até dourar e recheie com creme de ricota e frango. Depois, é só aproveitar!

Se você está procurando uma receita de panqueca bem leve e nutritiva, aposte nessa opção que leva beterraba e aveia na massa. Já o recheio combina ricota com espinafre. Para a cobertura, a dica é fazer um molho branco bem saboroso que deixará o prato mais suculento.

O beirute é uma ótima pedida para quem quer um lanche leve e superfácil de fazer. O preparo consiste apenas em rechear o pão sírio com molho de iogurte, tomate, ricota e alface. Dobre o pão e já pode saborear!

Esses bolinhos salgados são mais uma sugestão deliciosa para o lanche da tarde. A massa leva ricota fresca, ovos, alho-poró, farinha de amêndoas, fermento e temperos, além de queijo ralado para salpicar. Depois de 20 minutinhos no forno, seus muffins estarão prontos para servir!

Patês

A mistura de ricota e presunto resulta em um patê suave, com uma pegada mais gourmet para suas torradinhas. A consistência cremosa fica por conta do creme de leite. Prove essa delícia!

Quem nunca fez patê de ricota vai se surpreender com a praticidade dessa receita. Você só precisa misturar o ingrediente com azeite, ervas frescas, leite desnatado, sal e pimenta, usando um liquidificador ou um processador. Fica perfeito para servir com torradas ou incrementar sanduíches!

Já aqui, a dica é combinar a ricota com requeijão, cenoura ralada, cebolinha, gergelim preto e sal. Você pode misturar os ingredientes à mão mesmo, o que torna essa receita ainda mais simples que a anterior.

Ricota e azeitona também formam uma dupla de sucesso, e esse preparo está aqui para provar isso. Além desses dois ingredientes, você só vai precisar de cebola, manjericão, cebolinha, sal e azeite para testar em casa.

Se você quer acrescentar uma carne ao seu patê de ricota, aposte nessa versão incrementada com atum. A receita leva também azeitonas, cenoura ralada, cheiro-verde, maionese, azeite, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. O resultado é uma delícia!

Mais uma opção de patê com carne - dessa vez, o frango desfiado entra em cena para agregar sabor ao preparo. Além disso, creme de ricota light, cheiro-verde, sal e suco de limão também são usados na receita.

Para testar esse patê, você vai precisar apenas de ricota, azeitonas pretas, creme de leite e maionese. Depois de bater no liquidificador ou no processador até ficar homogêneo, você terá uma pastinha cremosa e cheia de sabor para servir com torradinhas.

Se você está em busca de uma pasta vegetariana bem saborosa e incrementada, essa pode ser a receita ideal para fazer em casa. A combinação de ricota com berinjela, alho, parmesão, leite, óleo, sal e pimenta fica incrível.

Tortas e quiches

Torta de liquidificador é sinônimo de praticidade, não é mesmo? Nessa receita, o eletrodoméstico é usado no preparo da massa, que leva ovos, ricota, creme de ricota, cebola, leite, farinha, temperos e fermento em pó. Antes de levar ao forno, você pode incrementar com o recheio que preferir.

Bem parecida com a anterior, o diferencial dessa receita é que a massa leva um toque de queijo parmesão. Além disso, o creme de ricota é usado apenas na cobertura. Para o recheio, a dica é escolher os ingredientes de sua preferência. Capriche e aproveite!

Que tal preparar uma torta com um recheio de ricota, espinafre, sal, azeite e queijo pamesão? O resultado é delicioso e, ainda por cima, bem cremoso, já que a massa leva um toque de creme de leite e de margarina.

Já aqui, a dica é apostar em uma combinação não tão comum, mas muito saborosa: ricota com presunto. Além desses ingredientes, você também vai precisar de ovos, leite, azeite, cebola, alho, manjericão, fermento, sal e pimenta-do-reino. Fácil de fazer e muito gostosa!

Se você gosta do sabor inconfundível da cebola, vai amar essa torta cremosa. O vegetal é combinado com azeite, creme de ricota, creme de leite, mussarela ralada, cheiro-verde e temperos no preparo de um creme que será o recheio do prato. Fácil de fazer e deliciosa!

Para o recheio dessa receita sem glúten, o creme de ricota é combinado com frango desfiado e queijo. Já o preparo da massa é bem tradicional. Antes de levar ao forno, salpique um pouco de queijo sobre a torta para um toque extra de sabor.

Que a combinação de espinafre e ricota é um clássico, você já sabe. Mas que tal preparar uma quiche que, além de usar esses ingredientes no recheio, leva batata-doce grelhada no lugar da massa. Leve e sem glúten, essa receita vai te surpreender!

Nessa receita, a sugestão é fazer uma quiche com massa de grão-de-bico, creme de ricota e ovos e recheio de abobrinha, couve, repolho e brócolis. O resultado é um prato cremoso, saudável e supersaboroso para agradar aos mais variados paladares.

Já pensou em usar cabotiá cozida para fazer a sua quiche? Além do vegetal, você também vai precisar de farinhas, psyllium, ovo, temperos e especiarias para a massa. Além disso, um recheio de ricota, queijo e frango também entra em cena, assim como uma camada cremosa e outra de parmesão. Irresistível!

Sobremesas

Essa é uma receita de cheesecake um pouco diferente. Aqui, o cream cheese é deixado de lado e dá lugar à ricota. A casquinha da sobremesa é crocante, o recheio é cremoso e a cobertura fica por conta de uma deliciosa calda de amoras.

Mais uma receita de cheesecake que leva ricota no preparo do creme. Aqui, a massa crocante e o recheio de queijo são combinados com uma cobertura de goiabada cremosa e gelatina sem sabor dissolvida em água. O resultado é uma sobremesa de sabor clássico e irresistível.

Buscando uma cheesecake diferente? Aposte nessa versão em que a cobertura do doce é feita com pedaços de manga e damasco. Já o preparo da massa e do recheio é bem parecido com o das receitas anteriores e não vai exigir muito trabalho na cozinha.

Essa receita mostra como preparar uma sobremesa muito cremosa e com o contraste perfeito da uva-passa com a ricota. Ela pode ser servida tanto morna quanto geladinha. Confira!

Para uma cuca que, apesar de fit, seja bem saborosa e cremosa, a sugestão dessa receita é preparar um recheio com ricota, morangos, suco de limão e açúcar. Além disso, você também vai precisar fazer uma massa e uma farofinha de aveia, açúcar e azeite para a cobertura.

Se você procura uma sobremesa versátil, simples de fazer e supersaborosa, essa torta pode ser uma boa pedida. Aqui, só é preciso fazer uma massa usando leite condensado, ricota, leite, amido de milho, açúcar, ovos e raspas de laranja. Depois, levar para assar e polvilhar açúcar de confeiteiro antes de servir.

Que tal preparar uma torta usando essa combinação de sucesso? A massa fica bem fofa, saborosa e molhadinha, pois leva ricota, claras em neve, suco de limão e pedacinhos de goiabada. Para finalizar, a sobremesa é incrementada com uma calda feita com água e mais goiabada.

Para os fãs de uva-passa, a dica é preparar essa torta que leva apenas ricota, leite condensado, ovos, leite e amido de milho, além das frutinhas. Superfácil de fazer, seu maior trabalho será esperar a sobremesa assar. Depois, é só saborear!

Já pensou em usar geleia de laranja, cacau e ricota no preparo da sua torta? A combinação da massa cremosa de chocolate com o recheio de geleia fica simplesmente deliciosa. Para dar uma charme à apresentação da sobremesa, salpique açúcar de confeiteiro depois de assar e rechear.

Com sabor suave e textura macia, a ricota pode ser usada no preparo dos mais variados pratos, dos salgados até os doces. Com tantas opções, fica até difícil cair na rotina! Para continuar variando o cardápio com pratos leves e saborosos, veja também estas receitas de jantar saudável.