13 receitas de bacalhau gratinado para um almoço muito saboroso

Escrito por                          

Muito tradicional na culinária lusitana, o bacalhau é na realidade o nome popular para o Gadus morhua, o tipo mais tradicional desse peixe. Ele é altamente nutritivo e pode ser consumido sem culpa! A versão de bacalhau gratinado é uma aposta fácil e muito gostosa, já que o sabor intenso da carne é destacado quando preparado dessa forma.

Continua após o anúncio

E receitas dessa delícia é o que não faltam. Se você é fã desse peixe, então confira a lista abaixo com 13 receitas diferentes de bacalhau gratinado.

1. Bacalhau gratinado simples

Essa é uma das receitas mais fáceis dessa lista. Com apenas seis ingredientes você pode preparar um delicioso bacalhau gratinado! E o melhor de tudo é que ele é muito simples e fica pronto em menos de 40 minutos. Confira!

2. Bacalhau gratinado com requeijão e parmesão

O requeijão deixa qualquer receita mais cremosa e saborosa. E aqui não é diferente. Com uma textura incrível, esse prato é certeiro para servir em ocasiões especiais e surpreender todos os convidados.

3. Bacalhau gratinado com molho bechamel

Essa receita é mais fácil do que parece. Primeiro, você precisa preparar o molho bechamel. Em seguida é a vez da carne, tempere e cozinhe tudo muito bem. Depois é só juntar tudo em um refratário e levar em forno pré-aquecido até que fique muito bem gratinado. Está pronto!

Continua após o anúncio

4. Bacalhau gratinado com legumes

Essa receita é extremamente saudável, pois é rica em nutrientes. Aqui, até o molho bechamel recebe ingredientes especiais, que são leite magro, farinha, manteiga sem sal, noz-moscada e queijo curado light. Vale a pena experimentar!

5. Bacalhau gratinado com espinafre

Quem era fã do desenho do marinheiro Popeye deve se lembrar do alimento que lhe dava forças, o espinafre! E pudera: essa delícia, além de ser muito saborosa, é rica em ferro e aqui é usada para compor um delicioso bacalhau. Você vai adorar!

6. Bacalhau gratinado com pimentão

Batatas, bacalhau dessalgado sem pele e sem espinhas desfiado, azeite, alho, cebola, pimentão vermelho, tomate sem semente, salsinha, coentro, louro e queijo mussarela. Esses são os ingredientes necessários para preparar um delicioso bacalhau gratinado!

7. Bacalhau gratinado com abóbora

O bacalhau é tradicionalmente feito com batatas, mas quem não é muito fã desse tubérculo pode substituir por abóbora. Aqui, a usada é a abóbora moranga, que dá uma textura e sabor todo especial para o prato. Confira!

8. Bacalhau gratinado com tomate, cebola e ovo

Continua após o anúncio

Em uma frigideira, doure o bacalhau levemente e reserve. Nessa mesma panela, refogue os legumes. Em seguida, em um refratário monte o prato, forrando com os legumes, o bacalhau e por cima os ovos, o pimentão e o queijo ralado. Depois, é só levar para o forno e deixar até que doure bem. Está pronto!

9. Bacalhau gratinado com creme de alho-poró

Quer surpreender no almoço de domingo? Então aposte nessa receita. Aqui, o bacalhau harmoniza perfeitamente com o alho-poró, provocando uma explosão de sabores que é simplesmente irresistível. Confira o passo a passo e aproveite!

10. Bacalhau gratinado com pão de forma

Refogue a cebola, o alho, o pimentão e o tomate para que eles fiquem bem macios. Junte o bacalhau e a salsinha. Mantenha no fogo, mexendo sempre, até o peixe cozinhar. Depois coloque a água e, assim que ferver, acrescente o pão. Adicione o creme de leite e polvilhe pimenta do reino. Por último, coloque tudo em um refratário e leve ao forno para gratinar.

11. Bacalhau gratinado com pão italiano

Extremamente fácil de fazer, essa receita surpreende não só pela praticidade, mas também pelo sabor. Então lápis e papel na mão para anotar os ingredientes necessários para preparar essa delícia: bacalhau, pão italiano, azeite, batata, mussarela e parmesão.

12. Bacalhau gratinado com camarão e molho branco

Os amantes de camarão vão adorar essa receita. Aqui, o fruto do mar ajuda a compor esse delicioso bacalhau. E ainda tem um molho branco supercremoso que dá aquela textura toda especial para a receita. Vale a pena conferir.

13. Bacalhau gratinado com Hondashi

iStock

Com gostinho de comida oriental, esse bacalhau gratinado tem um toque todo especial: o Hondashi. Os outros ingredientes necessários são: manteiga, cenoura, cebola, farinha de trigo, leite, salsinha, azeitona e parmesão.

Essas receitas são de deixar qualquer um com água na boca, não é mesmo? Então não perca tempo e corra para cozinha para preparar a sua versão preferida de bacalhau gratinado! E se você é fã desse peixe, dê uma olhadinha nessa lista de receitas de torta de bacalhau.

PARA VOCÊ