12 receitas de batata de micro-ondas para não sujar nenhuma panela

Uma das comidas mais versáteis e gostosas é, sem dúvida, a batata. Assada, cozida, frita, temperada ou como acompanhamento para pratos mais elaborados, ela se faz presente nas mais diversas refeições.

Desde que foi levada da América do Sul para a Europa pelos espanhóis, no século XVI, esse alimento ganhou várias formas de preparo. Há diversos tipos do tubérculo e o mais tradicional é a batata inglesa, porém outros tipos também podem ser encontrados no mercado, como as batatas asterix, doce, baraka, baroa e yacon.

Com a correria do dia a dia, cozinhar batatas ou fazer um prato mais elaborado demanda tempo. É nessas horas que o micro-ondas ajuda quem quer saborear essa delícia sem perder muito tempo. Confira 12 receitas de batatas no micro-ondas que vão salvar as suas refeições!

1. Batata cozida no micro-ondas 

Foto: iStock

No saquinho, na água ou inteira: você vai aprender agora mesmo três métodos fáceis e rápidos para cozinhar batatas sem precisar usar o fogão. O resultado são batatas macias e prontas em poucos minutos!

Publicidade

2. Batata chips no micro-ondas

Foto: Reprodução / Gordelícias

Esqueça a fritura e a sujeira no fogão. Essa receita fica pronta em dois minutos e deixa a batata crocante como se fosse frita no óleo. Você só vai precisar cortar o tobérculo em rodelinhas bem finas e temperar com um pouco de sal!

3. Batata chips doce no micro-ondas

Foto: Reprodução / Pitadinha

E para quem não quer sair da dieta, existe a versão chips de batata doce. Fonte de vitamina A, a batata doce é a queridinha nas dietas fits. Essa receita leva apenas batata doce e sal e fica pronta em cinco minutos.

4. Batata frita no micro-ondas

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

Publicidade

Quem não adora as famosas batatas fritas de fast foods? Ou uma boa porção no happy hour? Porém, fritar batatas em palito pode ser trabalhoso e faz muita sujeira. Um pouco de azeite, um prato fundo e guardanapos são tudo o que você precisar para fazer essa delícia em dez minutos no micro-ondas!

5. Batata recheada no micro-ondas

Os amantes de uma boa batata recheada vão amar essa receita. Com poucos ingredientes, você pode fazer uma versão com bacon ou vegetariana da batata recheada. Ela fica macia e saborosa como se fosse assada no forno e o melhor: não deixa louça para lavar!

6. Batata doce cozida no micro-ondas

Foto: iStock

Publicidade

Versátil, a batata doce tem ganhado diferentes versões nos mais variados pratos. No entanto, assar batata doce no forno é algo que pode levar tempo. Confira, então, essa receita que deixa a batata pronta em apenas cinco minutos!

7. Batata frita diferente no micro-ondas

Foto: iStock

Quem não gosta de uma boa batata temperada e frita? Com a onda de comidas gourmet, a batata também ganhou diferentes versões. Se você não quer sujar o fogão e as panelas com frituras, essa receita é perfeita!

8. Batata chips com utensílio no micro-ondas

Foto: iStock

Publicidade

Esse utensilio de cozinha é feito especialmente para fazer batatas chips no micro-ondas. Com espaços para cada fatia de batata, ele promete deixá-las crocantes e saborosas.

9. Purê de batata no micro-ondas

O clássico purê de batatas é um ótimo acompanhamento para diversos pratos, em especial para carnes assadas. Curinga de todo caderno de receita, ele pode ser feito também no micro-ondas sem perder a cremosidade!

10. Purê rústico de batata doce no micro-ondas

Foto: Reprodução / Temperaria

Ainda para quem não quer quebrar a promessa de ano novo e continuar na dieta, confira essa versão mais gourmet e saudável do purê de batatas. Feito com batata doce, ele é nutritivo e saboroso e fica pronto em menos de quinze minutos.

11. Batata gratinada no micro-ondas

Aqui, a batata ganha uma versão um pouco mais elaborada. Com mais ingredientes, essa receita é uma ótima opção para o prato principal do almoço. Com muito queijo, ela fica saborosa e versátil!

12. Maionese de batatas no micro-ondas

Que tal se arriscar um pouco mais e experimentar essa versão diferente de maionese? A maionese de batata é rápida de fazer e um ótimo acompanhamento para as mais diversas refeições. Todos os ingredientes vão ao micro-ondas.

Publicidade

Pronto! Agora que você já sabe como preparar variadas versões de batatas no micro-ondas, as suas refeições estão salvas.