10 receitas de boeuf bourguignon para uma comfort food francesa

Escrito por                          

Um clássico da culinária francesa, o boeuf bourguignon foi eternizado pela apresentadora Julie Child, que simplificou seu preparo e o tornou acessível para que qualquer um que estivesse disposto pudesse cozinhá-lo.

Continua após o anúncio

O prato é um ensopado de carne de vaca cozido em vinho tinto. Dois ingredientes que contam com uma boa qualidade de região de Borgonha. Muita gente diz que ele surgiu para que pedaços de carne dura fossem aproveitados de uma maneira suculenta.

Além desses ingredientes já citados, cenoura, cogumelos, bacon e temperos entram em cena para que o resultado seja incrível. Já adiantamos que o preparo não é dos mais rápidos, mas com certeza o sabor compensa todos os minutos na cozinha.

1. Boeuf bourguignon no pão

Nessa receita, pedaços de músculo, vinho, alho, cebola e conhaque são colocados em uma panela e devem descansar por pelo menos 3 horas. Depois disso, é preciso retirar o líquido da carne e levá-la para grelhar junto com pedaços de calabresa. O próximo passo é acrescentar temperos, a marinada e o buquê de temperos à panela. Após uma hora de forno, é hora de acrescentar a cenoura e esperar mais 40 minutos. Por fim, acrescente os cogumelos.

2. Boeuf bourguignon com alcatra

Aqui, primeiro, você deve fritar bacon e depois acrescentar a carne já temperada na mesma panela apenas para selar. Com o bacon e a carne reservados, é preciso dourar a cebola e, então, acrescentar alho-poró e cenoura. Então, a carne, o bacon e o vinho entram em cena. Depois, espere por uma hora e acrescente farofa de biscoito para engrossar o caldo.

3. Boeuf bourguignon com patinho

Essa receita conta com uma dica interessante: secar a carne antes de fritá-la. Isso faz com que ela doure sem encharcar. Aqui, bacon e cebola são refogados, para depois entrar em cena a carne e a cenoura. Depois, você deve acrescentar o buquê de temperos e minicebolas. Para finalizar, basta acrescentar vinho e caldo de carne.

Continua após o anúncio

4. Boeuf bourguignon com lagarto

Aqui, primeiro, é preciso fritar o bacon, depois, na mesma gordura é hora de fritar a carne. Na mesma panela, mas apenas com a gordura, é necessário refogar cenoura e cebola. O próximo passo é voltar a carne e o bacon à panela, junto com temperos e um pouco de farinha de trigo. Então, a panela deve ir ao forno por alguns minutos, para só depois acrescentar vinho, caldo de carne, extrato de tomate, alho e ervas. A panela deve ir ao fogo até que a mistura ferva e, por último, ao forno novamente.

5. Boeuf bourguignon com músculo

Essa é uma opção para quem está com tempo de sobra, pois é preciso que a carne, as cenouras e as cebolas descansem em uma marinada por 12 horas. Só depois disso o passo a passo realmente começa. Para quem quer uma opção bem temperadinha e suculenta, essa pode ser uma ótima pedida.

6. Boeuf bourguignon com acém

Nessa receita, você confere algumas dicas essenciais para que a carne fique bem suculenta, como secar a carne e levar pequenas quantidades para a frigideira. Esses passos são muito importantes e fazem toda a diferença no resultado final do prato.

7. Boeuf bourguignon com acém e conhaque

Que tal usar conhaque para flambar os seus legumes? Essa é a proposta desta receita, que é bem parecida com as receitas tradicionais, mas conta com esse toque extra de sabor. Com um passo simples, é possível deixar a sua refeição ainda mais gostosa.

8. Boeuf bourguignon com coxão mole

Continua após o anúncio

Nessa opção, carne e cenoura devem marinar em uma combinação de vinho e temperos por 5 horas. Depois disso, a carne deve ser grelhada, assim como os legumes e os cogumelos usados. Quando todos os itens estiverem grelhados, basta misturar a carne e os legumes com o caldo e levar ao forno para assar. Para finalizar, basta acrescentar os cogumelos e cebolinhas.

9. Boeuf bourguignon músculo e minicebolas

Essa é uma receita em que a carne não precisa marinar, o que é ótimo para quem decide testar o prato de última hora. Mesmo assim, você confere dicas para um resultado bem suculento e que pode agradar os mais diversos paladares.

10. Boeuf bourguignon

Que tal fritar primeiro a carne e depois o bacon? Essa é a proposta desta receita, que como é em vídeo, pode ser uma ótima sugestão para quem não tem muita experiência na cozinha. Aqui, você também confere ótimas dicas para que o resultado do seu prato seja bem suculento.

Mesmo sendo um prato francês, o boeuf bourguignon pode ser feito até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha, para isso, só é preciso ter tempo disponível e prestar bastante atenção ao passo a passo. Se você adora a culinária da França, ainda pode conferir algumas receitas de croque monsieur e macaron.

PARA VOCÊ