Por Vanessa Herrmann
Em 16.02.21
De origem francesa, o bolo ópera é um clássico da confeitaria. Na sua versão original, ele é feito com camadas de massa de amêndoas, creme amanteigado de café e ganache de chocolate. Na lista abaixo, tem versões com essa combinação tradicional de sabores e também outras inovadoras. Escolha a sua para experimentar!
Nessa receita, o bolo conta com três camadas de massa umedecidas com calda de café e recheadas com creme de café. Depois disso, uma ganache de chocolate meio amargo entra em cena. Após a montagem, o bolo deve descansar por pelo menos 3 horas na geladeira. Para finalizar, você ainda pode fazer uma decoração com ganache.
Que tal dar um toque crocante para o seu bolo? Para isso, essa receita propõe fazer uma camada de recheio com croustillant, que nada mais é do que chocolate derretido combinado com cereal. E não para por aí: ganache e creme amanteigado de café também são usados para dar o toque clássico. Já a finalização leva calda de chocolate.
Publicidade
A combinação de chocolate com maracujá é um clássico e pode fazer muito sucesso na sua mesa. Aqui, o bolo é composto por quatro camadas: massa de chocolate, creme de maracujá, mousse de chocolate e ganache como cobertura.
Massa de amêndoas e chocolate, mousse de limão, mousse de chocolate e cobertura de chocolate espelhada compõem essa receita. Com um toque azedinho, essa é uma opção perfeita para quem não gosta de sobremesas muito doces.
Publicidade
Nessa versão, a farinha de amêndoas é deixada de lado no preparo da massa e dá lugar para a castanha-do-Pará. Além disso, também tem ganache de chocolate com cumaru e creme de confeiteiro com cupuaçu que dão o toque brasileiro para o doce. Na finalização, glaçagem de chocolate amargo e amarela também são usadas.
Nessa receita, a massa de amêndoas é primeiro umedecida com xarope de café. Depois, ela é recheada com creme de café e com uma ganache feita com creme de leite fresco e manteiga, o que garante uma textura bem cremosa. Já a cobertura pode ser ser espelhada ou de ganache.
Biscuit amande é o nome da massa usada nessa receita. Ela é feita com farinha de amêndoas, açúcar impalpável, manteiga, farinha de trigo, ovos e açúcar cristal. No preparo, também tem calda de café, creme de manteiga com café, ganache e uma glaçagem para deixar sua sobremesa com uma aparência divina.
A biscuit joconde também é uma massa feita com amêndoas. Aqui, além dela, o bolo também conta com creme de manteiga com café, chocolate derretido, café com conhaque e chocolate com óleo para a glaçagem.
Publicidade
Quer um bolo com várias camadas? Aqui, são quatro de massa, duas de creme amanteigado de café e uma de ganache. Na hora de finalizar o bolo, a dica é passar mais creme amanteigado sobre ele, cobrir com uma glaçagem de chocolate e finalizar com folhas de hortelã.
O bolo ópera pode até ser trabalhoso de ser feito, mas como seu sabor é incrível, vale separar um tempo para fazer uma das receitas acima. E se você adora o sabor de café em sobremesas, o tiramisù é uma sobremesa italiana que também leva esse ingrediente.