10 receitas de feijoada simples que farão sucesso no seu fim de semana

Escrito por    
Em 22.05.20

A feijoada simples é um dos preparos clássicos da culinária brasileira. Quem é que não gosta daquele feijãozinho preto combinado com carnes variadas? As variações do prato podem ser feitas com cachaça, banha e até costelinha. Confira uma seleção de receitas:

Continua após o anúncio

1. Feijoada simples no fogão a lenha

Esta receita é feita no fogão de lenha, mas também pode ser preparada no fogão convencional. Além do feijão preto, o prato é composto por seis cortes de porco. O tempero e as carnes são refogados em outra panela e combinados depois com o feijão cozido.

2. Feijoada simples com bacon e calabresa

A panela de pressão é o segredo da praticidade dessa receita de feijoada. A combinação do bacon e a da calabresa funciona bem para rechear o caldo. Para o tempero, deve-se usar cebola, alho, louro e sal. Saiba como fazer.

3. Feijoada simples com linguiça toscana

O recheio desta feijoada básica é feito com apenas quatro ingredientes: a carne seca, a linguiça toscana, o bacon e a linguiça calabresa. O cozimento é feito em duas etapas: uma só com o feijão na água e a outra já com as carnes.

4. Feijoada simples com costelinha

A costelinha é um ingrediente clássico da feijoada e é conhecida pela textura que desmancha. Outra carne tradicional presente na receita é o paio que possui uma consistência marcante. É preciso prestar a atenção no sal do prato, já que as carnes são bem salgadas.

5. Feijoada simples com carne seca

Continua após o anúncio

Aqui, a feijoada é feita em quatro etapas. Primeiro, o feijão é cozido. Depois, é a vez da carne seca ser dessalgada. Então, você vai refogar os outros recheios. A última parte é o tempero – cujo destaque é o cheiro-verde – e adicionar água para compor o caldo.

6. Feijoada simples e econômica

Esta receita traz uma combinação de duas linguiças, a calabresa e a portuguesa. Além delas, você vai usar bacon e costela suína para compor o recheio. O cozimento leva cerca de dois litros de água e o tempero leva cheiro-verde e louro.

7. Feijoada simples e rápida

Nesta versão, é importante se atentar para o molho do feijão para dar uma amaciada e o cozimento ocorrer corretamente. A panceta é um dos ingredientes do recheio e harmoniza bem com as outras carnes. A salsinha é um diferencial do tempero.

8. Feijoada simples com cachaça

A cachaça potencializa o sabor dessa feijoada. O recheio leva duas carnes, o charque e o bacon. A pimenta-de-cheiro acrescenta um gostinho marcante ao preparo e o toque verde do prato é garantido pela combinação da salsinha com a cebolinha.

9. Feijoada simples com banha

A banha de porco deixa o caldo da feijoada com uma consistência espessa irresistível. Além do alho, você vai usar colorau, cebola desidratada e laranja para temperar. As carnes devem ser dessalgadas por 12 horas antes do cozimento.

Continua após o anúncio

10. Feijoada simples e light

Esta é uma opção de feijoada interessante para os que gostam de inovar. O recheio leva músculo, linguiça de frango, chuchu e cenoura. O tempero especial conta com ingredientes como o cominho e o louro. É um prato supernutritivo!

A feijoada simples é o preparo que vai deixar suas refeições ainda mais práticas. Versátil, o prato pode ser acompanhado só por arroz branco ou até com couve, farofa e vinagrete. A caipirinha é outra harmonização certeira. Não deixe de ver as receitas de bolinho de feijoada e de farofa de bacon!

PARA VOCÊ