16 receitas de frango teriyaki que são perfeitas para uma refeição caprichada

De sabor bem característico, o frango teriyaki é um clássico da culinária oriental. O segredo da sua receita está nos acompanhamentos, já que a carne é temperada com condimentos marcantes – shoyu, gengibre e açúcar mascavo – e leva um molho agridoce pra lá de especial.

Publicidade

Você pode servi-lo como prato principal, junto de um arroz branquinho e alguns vegetais, como petisco rápido ou como recheio de um sanduíche. Confira a seleção de receitas a seguir, escolha a sua opção favorita e deixe o seu cardápio muito mais interessante e saboroso!

Receitas básicas de frango teriyaki

Foto: iStock

1. Frango teriyaki tradicional: se você quer uma opção simples para começar, pode apostar nessa receita. O preparo leva frango desossado, shoyu, mirin e gengibre. Fica uma delícia!

2. Frango teriyaki assado: essa sugestão de preparo resulta em uma carne bem macia por dentro e uma casquinha crocante e irresistível por fora! Tudo o que você vai precisar para seguir o passo a passo é de frango, molho de soja, mirin, açúcar mascavo e óleo de girassol.

3. Frango teriyaki com pimenta: aqui está a versão perfeita para quem gosta de comidas mais fortes. Comece o preparo temperando o frango com pimenta, sal e alho em pó. Em seguida, leve a carne para assar e adicione o molho. Para acompanhar, aposte em uma massa especial.

Publicidade

4. Frango teriyaki com vinagre de arroz: carne de frango, amido de milho, gengibre, vinagre de arroz, shoyu, óleo, açúcar e cheiro-verde são os ingredientes que compõem essa opção. Confira o passo a passo e fique por dentro de todas as dicas para acertar em cheio no preparo!

5. Frango teriyaki com óleo de coco: o óleo de coco está sendo cada vez mais utilizado na culinária. Que tal aproveitar todos os benefícios desse ingrediente e ainda experimentar um prato delicioso? A receita leva menos de quarenta minutos para ficar pronta e rende bastante.

6. Frango teriyaki com sementes: as sementes de sésamo dão um charme todo especial para o prato, que agrada pelo visual e também pelo sabor! Os demais ingredientes da receita são o frango, o molho teriyaki, o gengibre fresco, a cebolinha, o sal, o alho em pó e a pimenta caiena.

Publicidade

7. Frango teriyaki com mel: o mel, aqui, entrega um sabor adicional ao molho sem demandar muitos esforços. Se você gosta do toque agridoce da culinária japonesa, vai amar essa opção!

8. Frango teriyaki com molho chipotle: simples e prática, a preparação dessa receita é feita em menos de meia hora. O molho chipotle, o gengibre e o shoyu são os acompanhamentos principais do frango, mas você também pode acrescentar outros sabores de sua preferência.

Receitas especiais de frango teriyaki

9. Frango teriyaki com vegetais: uma das coisas mais divertidas na culinária é misturar sabores e texturas diferentes, por isso, essa é uma receita que não pode ficar de fora do seu cardápio. Confira o passo a passo e tenha um resultado digno dos melhores chefs de cozinha.

10. Frango teriyaki com abóbora: a sugestão dessa receita é harmonizar o frango com uma porção de abóboras assadas. Se essa junção te interessa, tenha em mãos peito de frango, abóbora japonesa, açúcar mascavo, shoyu, iogurte natural e gengibre e teste-a em casa.

11. Frango teriyaki com cogumelo: além de ter um sabor inconfundível, o cogumelo deixa qualquer prato mais interessante e especial. Experimente essa combinação e comprove!

12. Frango teriyaki com saquê: tire as crianças da sala e adicione uma dose de saquê alcoólico ao seu frango! Perfeita para um jantar a dois, essa opção promete esquentar e animar a noite.

13. Frango teriyaki caipira: essa receita te ensina a preparar uma versão com gostinho de comida de vó. Para seguir o passo a passo, você vai precisar de sobrecoxa de frango, abacaxi, molho de soja, vinagre de arroz, gengibre, rapadura, salsinha, cebolinha e gergelim.

14. Frango teriyaki vegano: aqui está uma opção deliciosa para quem não consome alimentos de origem animal. A receita leva cogumelo shimeji branco, cebola, óleo vegetal, glúten de trigo, alho em pó, pimenta-do-reino branca e suco de limão. Não perca a chance de provar!

15. Frango teriyaki no espeto: que tal servir um churrasco diferente para os seus convidados? Você só vai precisar de frango em cubos, gengibre, alho, suco de laranja, molho de soja, açúcar e amido de milho. O preparo leva quarenta minutos e a receita rende quatro espetinhos.

Publicidade

16. Sanduíche de frango teriyaki: essa receita apresenta uma combinação perfeita entre praticidade e sabor. O frango é temperado com shoyu, açúcar mascavo, suco de abacaxi e vinagre. Para montar o sanduíche, intercale a carne com pepino fatiado, queijo e cebolinha.

Agora que você já como fazer esse prato sensacional, acrescente-o ao menu da sua próxima refeição! E para a sobremesa, que tal continuar se aventurando na gastronomia oriental e preparar um delicioso doce de feijão?