14 receitas de galinhada que têm a cara de comida de casa de mãe

Escrito por                          

A galinhada é um prato muito comum na mesa dos brasileiros. Apesar de exigir um número alto de ingredientes e um preparo mais complexo, essa receita passou de geração em geração e continua forte em muitas famílias que mantêm a força da cultura brasileira na gastronomia.

Para preparar esse prato tão especial para a identidade do país, você precisa temperar muito bem o frango, cozinhá-lo no tempo certo e adicionar vários ingredientes que vão transformar a galinha em um prato de sustância, como dizem os antigos.

Confira abaixo algumas receitas deliciosas feitas de galinhada para você arriscar fazer em casa. É só seguir direitinho o que os sites dizem que vai se sair muito bem na preparação, pode confiar.

Receitas de galinhada tradicional

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Galinhada fácil: como se sabe, a galinhada é uma receita familiar um pouco complexa, porque exige o uso de muitos ingredientes, mas como brasileiro sabe modificar tudo que vê pela frente, essa receita vai te ensinar a preparar esse delicioso prato de uma forma bem mais fácil, simples, rápida e igualmente saborosa.

2. Galinhada Campeira: uma receita muito gostosa para você fazer em um almoço especial para a sua família no final de semana e surpreender a todos com as suas habilidades quanto cozinheira amadora de gastronomia tradicional brasileira. Chique, né? O bom dessa receita é que ela usa a coxa do frango, parte mais saborosa da carne.

3. Galinhada à moda: agora sim uma receita para quem não tem medo de desafios na cozinha, o verdadeiro prato tradicional feito à moda de quem entende de comida tupiniquim. São muitos ingredientes, mas que fica até fácil depois que você lê atentamente todo o passo a passo disponibilizado pelo site.

4. Galinhada goiana: cada estado tem a sua própria galinha típica, e Goiás não poderia ficar de fora nunca, ainda mais por conta de toda a sua trajetória e cultura rural que até hoje é forte e reconhecida em todo o país. Essa receita vai usar praticamente o frango inteiro, pedaços e miúdos, para quem gosta da cozinha bem tradicional mesmo.

5. Galinhada tradicional: já que é para fazer um prato bem tradicional, que tal essa receita que usa sobrecoxa com pele para você saborear uma das partes mais gostosas e saborosas da carne de frango. O melhor é que ela vai com pele e tudo, além de ficar mais de quatro horas marinando no tempero.

6. Galinhada simples: mais uma receita bem simples, porque não abusa do número exagerado de ingredientes para preparar esse prato delicioso brasileiro. Você vai ter que usar apenas as coxas de frango, caldo, suco de limão, dentes de alho, azeite de oliva, cebola, arroz, água, molho de tomate, salsa ou coentro.

7. Galinhada da preguiça: o próprio nome do prato já diz bastante coisa, não é mesmo? Isso significa que você vai preparar essa deliciosa comida em pouco tempo, sem precisar gastar muito da sua energia para poder montar esse maravilhoso prato. O corte do frango utilizado é a coxa e também a sobrecoxa que precisam ir muito bem temperadas.

8. Galinhada de frango inteiro: mais uma receita deliciosa que usa todas as partes do frango para que o prato fique simplesmente sensacional. O ideal é você comprar o frango inteiro mesmo e com o passo a passo do site você vai aprender a cortar e temperar corretamente cada parte dessa maravilhosa carne.

Receitas de galinhada especiais

Foto: Reprodução / Lazz Gourmet

9. Galinhada light: se você gosta de comida brasileira, mas quer manter aquele corpinho em forma mesmo comendo o que há de melhor na gastronomia tradicional do país, os seus problemas acabaram, porque essa receita vai te ensinar a fazer um prato super light e muito saboroso. Com certeza você vai adorar.

10. Galinhada express: o nome é até chique, com palavra inglesa e tudo mais, mas a receita é mega brasileira e muito simples de ser feita, você vai usar quase nada de ingrediente se comparar com as receitas mais tradicionais. Ela vai somente com pedaços de frango assado desfiado, arroz, tomate, orégano, cheiro verde, manteiga e pimenta do reino.

11. Galinhada à valenciana: essa receita é muito gostosa e tem uma característica que quem realmente conhece de cozinha vai tirar de letra o preparo desse prato. É como se você estivesse fazendo uma paella, só que de frango, toda a montagem, técnica e até mesmo alguns ingredientes são dessa famosa comida estrangeira.

12. Galinhada com arroz 8 grãos: a diferença dessa receita para todas as outras que você aprendeu até agora nesta deliciosa lista está no fato do estilo de arroz utilizado na montagem do prato. O oito grãos é um tipo específico, muito nutritivo e com um sabor para lá de especial. Tente essa receita que você vai adorar.

13. Bolinho de galinhada: nem só de um belo almoço vive o ser humano, é possível preparar um aperitivo com as sobras da galinhadas no outro dia para comer com os seus familiares e amigos acompanhado de uma deliciosa cerveja gelada. Uma boa ideia, não é mesmo? E além de gostosa é super simples de fazer.

14. Bolinho de galinhada com queijo parmesão: mas uma receita de bolinho só que agora com o pequeno detalhe de todo o sabor do queijo parmesão que faz total diferença no aperitivo, você vai provar e ver como isso fica muito bom, de verdade. O melhor de tudo é que o site te ensina a fazer direitinho essa receita bem fácil.

A galinhada é um dos pratos típicos brasileiros que venceu gerações e continua firme e forte nas diversas regiões que cortam esse país de dimensões continentais. Sabe o que vai combinar perfeitamente com essa galinha? Servi-la com uma deliciosa polenta ou uma saladinha, sua família vai adorar!

PARA VOCÊ