19 receitas de macarrão de forno para um almoço em família

Escrito por                          

O macarrão é um alimento que não tem origem na Itália, como muitas pessoas pensam. Porém, esse país o adotou de uma maneira que acabou influenciando a alimentação no mundo inteiro. Alguns cientistas atribuem a invenção aos chineses, há 4 mil anos. Também existem teorias que dizem que ele surgiu na Palestina antiga ou na Grécia. Mas o que é certo é que foi na península itálica que ele se transformou no que conhecemos hoje.

Como esse é um alimento muito versátil, seu modo de preparo, suas combinações de massas, molhos e outros ingredientes variam, criando, assim, uma infinidade de possibilidades e sabores.

O macarrão de forno é bem prático, pois, muitas vezes, só é preciso colocar todos os ingredientes em um refratário. Depois disso, é só levar ao forno e esperar assar, para então se deliciar comendo esse prato.

Ninho, conchiglioni ou penne, com molho branco ou bolonhesa são apenas algumas das sugestões que estão presentes na lista abaixo que preparamos para que você conferir.

Macarrão de forno com carnes

Foto: Reprodução / Fotografando a mesa

Foto: Reprodução / Fotografando a mesa

1. Macarrão de forno com bacon: se você está buscando uma receita muito prática e com um ótimo sabor, essa pode ser a opção certa. Esse prato fica pronto em aproximadamente 30 minutos.

2. Macarrão com presunto e queijo: o macarrão escolhido para preparar essa receita é o ninho. Você deve colocar requeijão, presunto e queijo no centro da massa e espalhar tomates picados por todo o refratário. Depois disso, leve para assar.

3. Macarrão de forno com frango: essa é uma ótima opção de receita para aproveitar aquele frango assado que sobrou do almoço. Se você tiver um em casa, o preparo dessa refeição será bem rápido e prático.

4. Macarrão de forno com presunto e queijo: para que essa receita tenha um preparo bem rápido, a sugestão é utilizar o macarrão cabelo de anjo em formato de ninho. Como a massa é fina, ela cozinha em pouquíssimo tempo.

5. Macarrão de forno com mortadela: mortadela, mussarela, queijo parmesão ralado, cenoura, tomate e maionese são alguns dos ingredientes usados para dar sabor a esse prato.

6. Macarrão de forno com sardinha: você vai precisar de apenas quatro ingredientes para preparar essa receita: macarrão rigatoni, sardinha, molho de tomate e queijo curado. O preparo é bem simples e resulta um prato suculento.

7. Macarrão de forno à bolonhesa: que tal repaginar um prato super tradicional? É o que essa receita propõe. Além do molho à bolonhesa, esse macarrão leva molho branco e queijo parmesão.

8. Macarrão de forno com cordeiro: você pode usar a paleta ou o pernil do cordeiro para preparar esse prato. O molho é feito com tomates e iogurte desnatado, além de diversos temperos.

9. Macarrão com brócolis e bacon: além do brócolis e do bacon, essa massa também vai precisar de molho branco e queijo parmesão ralado. A combinação de ingredientes é muito saborosa e tem um preparo bem rápido.

10. Macarrão de forno com peito de peru: essa é outra sugestão de receita para aproveitar a carne que sobrou de uma refeição. Além do peru, você também vai precisar de funghi para essa receita.

Macarrão de forno vegetariano

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

11. Macarrão de forno com legumes: brócolis e cenoura foram os legumes escolhidos para preparar esse macarrão. Além deles e do macarrão, você também vai precisar de tomates, mussarela e temperos.

12. Macarrão de forno com espinafre: para saborear esse prato, você vai precisar preparar um creme com o espinafre e depois acrescentar ricota. Depois disso, leve tudo ao forno.

13. Macarrão de forno recheado: que tal preparar um macarrão com gosto e lasanha? Essa é a proposta dessa receita. Você vai precisar da massa em formato de ninho, molho de tomate, requeijão, presunto e queijo.

14. Macarrão de forno com 4 queijos: catupiry, cheddar, mussarela e queijo de minas são os 4 escolhidos para essa receita. A massa usada é a penne. Você também vai precisar de tomate, cebola e temperos.

15. Macarrão com requeijão e espinafre: a massa escolhida para preparar essa receita é a conchiglioni, que tem um formato de concha. Isso permite que o recheio seja acrescentado à massa de forma generosa.

16. Macarrão de forno com cheddar: se você busca praticidade, essa pode ser a receita que você está procurando. Para preparar essa massa, você só vai precisar cobrir um refratário com cheddar cremoso, macarrão ninho, caldo de galinha e cheddar em fatias. Depois disso, leve ao forno.

17. Macarrão de forno com brócolis: essa é uma receita um pouco trabalhosa, mas o resultado vale a pena. Além de brócolis, a massa leva molho branco, queijo mussarela, parmesão, farinha de rosca e temperos.

18. Macarrão com espinafre e ricota: essa é outra opção de macarrão conchiglioni recheado com espinafre. Nessa opção o molho é um pouco mais incrementado, mas o preparo não deixa de ser simples.

19. Mac and cheese de forno: essa é uma receita muito apreciada pelos estadunidenses, mas nós brasileiros também amamos macarrão e queijo. Essa versão vai ao forno para ganhar uma crostinha dourada e crocante.

Independente da massa, do molho e dos outros ingredientes que vão definir a sua receita, o importante é preparar uma refeição que agrade quem for saboreá-la.

PARA VOCÊ