19 receitas de macarrão de forno para um almoço em família

Por
Atualizado em 01.10.21

Como o macarrão é um alimento muito versátil, existem variações de preparo, molhos e outros ingredientes, criando uma infinidade de possibilidades. O macarrão de forno é bem prático, pois, muitas vezes, só é preciso colocar os ingredientes em um refratário e levar ao forno para se deliciar com o prato. Confira abaixo as melhores receitas!

Publicidade

Macarrão de forno com carnes

iStock

1. Macarrão de forno gratinado com bacon: se você está buscando uma receita muito prática e saborosa, essa pode ser a opção certa. Além do bacon, o macarrão também leva molho de tomate, manjericão e queijos mussarela e parmesão.

2. Macarrão com queijo e presunto de peru: o macarrão escolhido para preparar essa receita é o ninho. Você deve colocar requeijão, presunto e queijo no centro da massa e espalhar tomates picados por todo o refratário. Depois disso, leve para assar.

3. Macarrão de forno com frango: essa é uma ótima opção de receita para aproveitar aquele frango assado que sobrou do almoço. Se você tiver um em casa, o preparo dessa refeição será bem rápido e prático.

4. Macarrão com presunto e queijo: nessa receita, a sugestão é utilizar o macarrão em formato de ninho. Para o recheio, você vai precisar de ingredientes como molho de tomate, requeijão, presunto, queijo mussarela e parmesão.

Publicidade

5. Macarrão de forno com mortadela: mortadela, mussarela, queijo parmesão ralado, cenoura, tomate e maionese são alguns dos ingredientes usados para dar sabor a esse prato.

6. Macarrão de forno com sardinha: você vai precisar de apenas quatro ingredientes para preparar essa receita: macarrão rigatoni, sardinha, molho de tomate e queijo curado. O preparo é bem simples e resulta um prato suculento.

7. Macarrão de forno à bolonhesa: que tal repaginar um prato supertradicional? É o que essa receita propõe. Além de um molho à bolonhesa bem caprichado, esse macarrão também leva queijo parmesão e mussarela.

Publicidade

8. Macarrão de forno com cordeiro: você pode usar a paleta ou o pernil do cordeiro para preparar esse prato. O molho é feito com tomates e iogurte desnatado, além de diversos temperos.

9. Macarrão com brócolis e bacon: além do brócolis e do bacon, essa massa também vai precisar de molho branco e queijo parmesão ralado. A combinação de ingredientes é muito saborosa e tem um preparo bem rápido.

10. Macarrão de forno com peru e funghi: essa é outra sugestão de receita para aproveitar a carne que sobrou de uma refeição. Além do peru, você também vai precisar de funghi para o preparo.

Macarrão de forno vegetariano

11. Macarrão de forno com legumes: brócolis e cenoura foram os legumes escolhidos para preparar esse macarrão. Além deles e do macarrão, você também vai precisar de tomates, mussarela e temperos.

12. Macarrão de forno com espinafre: para saborear esse prato, você vai precisar preparar um creme com o espinafre e depois acrescentar ricota. Depois disso, leve tudo ao forno.

13. Macarrão de forno com proteína de soja: que tal preparar um macarrão com um molho de proteína de soja e tomate bem suculento? Além dele, o prato também é incrementado com requeijão, mussarela e queijo ralado.

14. Macarrão de forno com 4 queijos: catupiry, cheddar, mussarela e queijo de minas são os 4 escolhidos para essa receita. A massa usada é a penne. Você também vai precisar de tomate, cebola e temperos.

15. Macarrão com requeijão e espinafre: a massa escolhida para preparar essa receita é a conchiglioni, que tem um formato de concha. Isso permite que o recheio seja acrescentado à massa de forma generosa.

16. Macarrão de forno com cheddar: se você busca praticidade, essa pode ser a receita que você está procurando. Para preparar essa massa, você só vai precisar cobrir um refratário com cheddar cremoso, macarrão ninho, caldo de legumes e cheddar em fatias. Depois disso, leve ao forno.

Publicidade

17. Macarrão com espinafre e ricota: essa é outra opção de macarrão conchiglioni recheado com espinafre. Nessa opção o molho é um pouco mais incrementado, mas o preparo não deixa de ser simples.

18. Mac and cheese de forno: essa é uma receita muito apreciada pelos estadunidenses, mas nós brasileiros também amamos macarrão e queijo. Essa versão vai ao forno para ganhar uma crostinha dourada e crocante.

19. Macarrão de forno vegano: é possível preparar um macarrão delicioso, cremoso e totalmente livre de ingredientes de origem animal. Para isso, a dica é usar itens como tofu, azeite e leite vegetal no preparo do seu molho. Além disso, a receita também leva tomate, pimenta calabresa e outros temperos.

Independente da massa, do molho e dos outros ingredientes que vão definir a sua receita, o importante é preparar uma refeição que agrade a quem for saboreá-la.