13 receitas de massa de churros mais gostosas do que a da Dona Florinda

Por
Atualizado em 09.09.21

Não é só no programa do Chaves que esse doce é apreciado. Popularizada pelos espanhóis, a receita chegou aqui no Brasil pelos portugueses. Muito comum em barraquinhas, você também pode fazer a sua massa de churros em casa.

E olha, vou te contar uma coisa: não é preciso ter uma máquina para preparar essa delícia, viu? Além disso, as opções de acompanhamento são bem variadas. Então, que tal escolher a que mais te agrada na lista abaixo?

1. Minichurros

Publicidade

Sabe aquele churros que é pequeno no tamanho, mas conta com um grande sabor? É ele que você aprende a preparar nessa receita. Para fazer a massa, você vai precisar de água, manteiga sem sal, açúcar, sal e farinha de trigo. A lista de ingredientes também conta com óleo para fritar, açúcar e canela para polvilhar e doce de leite para servir.

2. Churros crocante

Aprenda a fazer essa opção em casa e se delicie com uma massa de churros crocante. Aqui, a lista de ingredientes é mais extensa do que a opção anterior. Mas não precisa se preocupar, pois são itens comuns da cozinha. Ah, extrato de baunilha é usado para um toque extra de sabor.

3. Churros fácil

Publicidade

Acha que não ter uma máquina de churros é motivo para não preparar o doce? Aqui, a massa é moldada em formato de bolinha. Se essa era sua desculpa, pode correr para a cozinha testar essa receita. Ela é feita apenas com água, leite, manteiga e farinha de trigo.

5. Minichurros assado

Se você acha a massa de churros frita muito gordurosa, pode testar essa receita assada. A massa faz parte de uma sobremesa completa, em que um milkshake é servido com o doce em uma taça com doce de leite. No link, você aprende como fazer tudo isso!

6. Minichurros de chocolate com doce de leite

O grande diferencial dessa receita está no acréscimo de cacau em pó na massa de churros. Essa é uma opção bem diferente, mas que pode agradar os mais variados paladares. Para ter um toque tradicional, o recheio fica por conta do doce de leite.

7. Churros assado com calda chocolate

Essa massa de churros é feita com água, açúcar, manteiga, ovos e farinha de trigo. A cobertura leva leite, amido de milho, chocolate em pó, açúcar, leite e leite condensado. Para as formiguinhas de plantão, o resultado pode ser irresistível!

8. Churros com molho de chocolate

Aqui, a massa de churros é simples, mas conta com um toque de baunilha. Para que seu doce fique ainda mais gostoso, você aprende a fazer um molho de chocolate. Essa é uma possibilidade básica, mas que promete fazer um grande sucesso na sua mesa.

Publicidade

9. Minichurros de fubá

Para dar um toque brasileiro ao doce, vale a pena apostar nessa opção. Já pensou em usar fubá no preparo da sua massa de churros? É isso o que essa receita ensina a fazer. Mas ela não é livre de glúten, pois a farinha de trigo também é usada. Anote os outros ingredientes necessários: água, açúcar, óleo vegetal e fermento em pó.

10. Minichurros de fubá e banana-da-terra

Com inspiração espanhola e ingredientes bem brasileiros, essa receita promete te surpreender. Aqui, a massa de churros é feita com banana-da-terra, canela, água e fubá de milho. Você ainda vai precisar de óleo para fritar e canela em pó para polvilhar.

11. Churros sem glúten/lactose

Não se assuste ao ver a lista de ingredientes dessa receita. Ela é um pouco mais extensa do que as anteriores, mas a goma de xantana é o único que não é tão comum. Além disso, a sugestão é fazer um creme de castanhas portuguesas para servir como acompanhamento.

12. Churros sem glúten, leite, ovos e açúcar

Massa de churros saudável? É isso mesmo que você leu. Essa receita é feita com água, leite vegetal, manteiga ghee, farinhas de arroz, grão-de-bico e linhaça, tâmaras processadas, sal, canela e açúcar demerara. Além disso, o doce é assado e não frito.

13. Churros fitness

Publicidade

Essa é outra opção de churros com uma pegada mais saudável. Aqui, a massa é feita com farinhas de arroz e de aveia, polvilho doce, batata doce e água ou leite. O modo de preparo consiste em misturar todos os ingredientes, modelar a massa e levá-la para assar.

Viu como preparar uma massa de churros em casa não é tão difícil? Além disso, também vale conferir como fazer churros salgado