12 receitas de shakshuka para degustar o sabor do Oriente Médio

O shakshuka é um prato tipicamente árabe, conhecido popularmente no Brasil como “ovos no purgatório”. A proteína é imersa em um molho de tomate com legumes e especiarias extremamente saborosas. Ideal para servir com pão e torradas, confira uma seleção de receitas para colocar em prática com ingredientes simples e preparo fácil:

1. Shakshuka simples

Em uma única panela você vai fazer um shakshuka delicioso para comer com pão ou como acompanhamento na refeição. Fica pronto rapidinho! Basta picar os ingredientes, temperar e refogar no azeite.

2. Shakshuka clássica

Aqui, o pimentão vermelho é o escolhido para deixar seu prato mais saboroso. Juntamente com alho-poró e cenoura, confira a lista de especiarias para não errar no tempero.

Publicidade

3. Shakshuka com cebola-roxa

A mistura de alho com cebola-roxa dourando no azeite vai perfumar a sua cozinha. Esses ingredientes formam a base perfeita para um shakshuka de sucesso que não possui carboidrato.

4. Shakshuka com pimenta-dedo-de-moça

Para quem gosta de pratos levemente picantes, essa é uma ótima sugestão. Além da deliciosa pimenta-dedo-de-moça, a receita também possui pimenta calabresa que se derrete no azeite. Um tempero que não pode ficar de fora!

5. Shakshuka com pimenta-calabresa

Publicidade

Para deixar o prato ainda mais saboroso, ele é temperado com sal e pimenta-calabresa, criando uma mistura que vai enaltecer o sabor de todos os ingredientes. Ele fica pronto em apenas 20 minutos e deve ser servido quente.

6. Shakshuka com páprica doce

iStock

Que tal variar no tempero utilizando páprica doce e cominho? Fica uma delícia! A receita também conta um preparo especial finalizando os ovos no forno e salpicando coentro.

7. Shakshuka com páprica picante

Publicidade

O preparo desse prato começa com um passo indispensável para otimizar os sabores: aquecer os temperos. Ele será formado com páprica picante, semente de coentro, cominho em grãos e mix de pimentas.

8. Shakshuka com canela

Apenas uma pitada de canela vai transformar o seu shakshuka que possui um visual superatraente. Ele fica uma delícia servido salpicado com coentro fresco e torradas.

9. Shakshuka com cogumelos

Publicidade

Para começar seu prato com o pé direito, refogue cogumelos no azeite. Superprática, a receita também sugere utilizar molho de tomate para dar mais volume e sabor.

10. Shakshuka com calabresa

Quer dar uma incrementada na receita? Escolha a calabresa que não tem erro! Ela é dourada com alho e cebola, harmonizando muito bem com os ingredientes do prato tradicional e trazendo mais sustância.

11. Shakshuka no forno

Diferente dos preparos tradicionais, esse shakshuka é finalizado no forno. Ele acelera o cozimento dos ovos contribuindo com a textura, praticidade e tempo.

12. Shakshuka vegano

iStock

Se você é vegano ou quer testar uma nova versão, essa é uma ótima opção. Substituindo os ovos por queijo vegetal, você vai deixar seu prato mais cremoso e rico em sabor.

Aprofunde-se nos sabores do Oriente Médio testando receitas de baklava e kibe cru.