24 receitas de sopa de tomate para aquecer o coração e o estômago

Escrito por    
Atualizado em 21.01.20

Saborear uma sopa quentinha nos dias mais frios é um presente para o corpo, e uma das opções mais gostosas desse prato é a sopa de tomate.

O tomate é uma fruta muito utilizada na gastronomia. Seja como prato principal, em molhos, ou em qualquer uma das suas formas de uso, esse alimento é muito querido por conter pouquíssimas calorias, além de ter um sabor marcante e único.

Que tal aprender hoje mesmo a preparar uma maravilhosa sopa de tomate e garantir as refeições para as noites de inverno? Confira essa seleção de 24 receitas e teste todos os dias um preparo diferente.

Continua após o anúncio

Receitas fáceis de sopa de tomate

Foto: Reprodução / Francinha Cooks

1. Sopa de tomate fácil: como o próprio nome já diz, essa receita é moleza. Você vai precisar de cebola, azeite, tomates, água, folhas de manjericão e louro, e sal a gosto. É uma ótima opção se você é um cozinheiro de primeira viagem.

2. Sopa de tomate aveludada: o segredo para o toque de veludo dessa sopa é a combinação do tomate e da cebola em pedaços, com a manteiga e o creme de leite fresco. A receita é simples, o preparo é rápido e o resultado vai te surpreender.

3. Sopa cremosa de tomate: os dias frios vão ficar ainda mais gostosos e quentinhos com essa receita. A sopa é composta por uma harmonia de sabores que vão fazer você se apaixonar. E se liga nessa dica: para deixar sua refeição ainda mais gostosa, aprecie sua sopa acompanhada de torradinhas ou de pão de queijo.

4. Sopa prática de tomate: se você tem o dia a dia corrido, essa receita é uma ótima pedida. Seu preparo é rápido, leva pouco ingredientes e garante uma refeição bem quentinha e saborosa. Não deixe de testar!

5. Sopa fria de tomate: quem foi que disse que sopa só combina com inverno? Com essa receita de sopa fria de tomate, você terá um prato delicioso garantido para qualquer estação do ano, até mesmo para os dias mais quentes. O passo a passo é super simples e fica pronto rapidinho.

6. Sopa de tomate com manjericão: para o preparo dessa receita você vai precisar de tomates maduros, cebola roxa, azeite, pimenta, sal, e bastante manjericão. Seus dias frios merecem o sabor dessa sopa.

Continua após o anúncio

7. Sopa de tomate com tomilho e páprica: o segredo para o sucesso dessa receita está no tempero. Depois de tudo pronto, use os galhos de tomilho fresco para decorar o prato e tenha uma sopa deliciosa e muito bonita em suas refeições. Sirva acompanhada de torradas ou pão fresco.

8. Sopa de tomate assado com alho e cebola: o tomate assado dá a esta receita uma textura diferente, mas que vai te surpreender. O preparo é bem simples, e apenas com sal, pimenta do reino e azeite balsâmico você chega ao tempero perfeito. Porém você pode ousar e usar os ingredientes que mais gosta para deixar o prato com a sua cara. Experimente!

9. Sopa cremosa de tomate assado com alho: nessa receita, o sabor do tomate assado, juntamente com o alho e a manjerona fresca, vai fazer você se apaixonar. Enfeite o prato da maneira que preferir, e sirva acompanhado de torradas ou croutons.

10. Sopa de tomate com caldo de legumes e pimenta: para fazer essa receita você vai precisar de tomates, cebola, alho, sal, pimenta e azeite. Além disso, o preparo também leva caldo de legumes, o que dá um novo sabor a esse prato. Não deixe de conferir o passo a passo.

11. Sopa cremosa de tomates e cenoura: os ingredientes usados nessa receita são bem parecidos com as outras, porém um alimento adicional é o que faz a sopa ficar ainda mais especial: a cenoura. Ela ajuda a balancear a acidez do tomate, trazendo um toque adocicado para o prato. Bom apetite.

Receitas especiais de sopa de tomate

Foto: Reprodução / Cozinha legal

12. Sopa de tomates com beterraba: para preparar essa receita você vai precisar de tomates bem maduros, cebola, alho, beterrabas picadas, óleo vegetal, páprica, cebolinha e, para temperar, sal e pimenta. O resultado é uma sopa extremamente gostosa e, além de tudo, muito colorida.

13. Sopa de tomate com brócolis: com essa receita você não terá mais desculpas para não fazer refeições saudáveis por “falta de tempo”. Em apenas 20 minutos a sopa está pronta, e os ingredientes são superfáceis de encontrar. Não deixe de provar essa delícia!

14. Sopa de tomate com croutons: já imaginou fazer um prato delicioso que leva pão amanhecido em sua composição? É o que acontece nessa receita de sopa de tomate gratinada com croutons. O pão é o que dá o toque final do preparo, e o resultado não poderia ser mais gostoso. Experimente!

15. Sopa de tomate e couscous marroquinho: os ingredientes para essa sopa são cebola roxa, azeite de oliva, tomates picados, pasta de tomate, alho, caldo de legumes e couscous marroquino. Para cortar a acidez do tomate, uma pitada de açúcar é muito bem-vinda.

Continua após o anúncio

                   

16. Sopa de tomate toscana: saborear uma sopinha acompanhada de pão é sempre gostoso, mas nessa receita tudo fica ainda melhor. Depois de preparar a base da sopa, adicione miolo de pão no preparo e, em seguida, o tempero. Dica valiosa: você pode servir a sopa dentro de um pão italiano.

17. Sopa de tomate indiana: você gosta de pratos bem temperados? Se sim, vai amar essa receita de sopa de tomate indiana. O grande diferencial dela está justamente nos ingredientes usados para temperar o preparo. Confira o passo a passo e corra para a cozinha.

18. Sopa de tomate com polenta: com a combinação da sopa e da polenta temos o prato perfeito para curtir o inverno. A receita é superfácil e vai te surpreender pelo sabor único. Anote os ingredientes: tomate, alho, azeite de oliva, louro, caldo de legumes, vinho branco seco, tomilho, leite de coco e açúcar.

19.Sopa de tomate lowcarb e vegana: quer saborear uma refeição deliciosa, mas não quer sair da dieta? Essa opção de sopa de tomate é perfeita para você. Tomates, cebola, alho, água, manjericão, sal e pimenta são os ingredientes necessários para o preparo.

20. Sopa de tomate com carne moída: para essa receita você vai precisar de mais ingredientes do que nas outras, mas o preparo continua fácil e rápido. Essa sopa é uma boa pedida para quem não abre mão da carne em suas refeições, e serve cerca de 4 pessoas. Perfeita para um jantar em família.

21. Sopa de tomate com bacon: a combinação de bacon, cebola caramelizada, alho e tomate dessa sopa vai fazer você se apaixonar. A receita rende bastante, mas você pode congelar a sobra para saborear em outro dia. Vale a pena testar!

22. Sopa de tomate com queijo de cabra: a base dessa receita é bem parecida com as outras, mas o diferencial está na finalização do prato. Depois de tudo pronto, você vai adicionar o queijo de cabra ao preparo, e também o manjericão. É de dar água na boca!

23. Sopa de tomate assado com cheddar: os amantes de queijo cheddar vão adorar essa receita! Os ingredientes para o preparo são: tomates médios, cebola, alho, caldo de legumes ou de frango, queijo cheddar e creme de leite. Essa delícia serve até 4 pessoas e com certeza vai conquistar o coração de todos.

24. Sopa cremosa de tomate com queijo quente: para completar ainda mais sua refeição, que tal saborear uma sopa cremosa de tomate acompanhada de um delicioso queijo quente? Confira o passo a passo completo e experimente!

E aí, gostou das receitas? O mais legal da sopa de tomate é que você pode adicionar os ingredientes que mais gosta na receita e criar algo totalmente novo. É só não ter medo de arriscar.

Aprenda também a preparar deliciosas sopas de cogumelo, de frango e de espinafre, e não fique sem opções de pratos para o inverno.