11 receitas de suflê de bacalhau que vão deixar qualquer um babando

Escrito por Mariana Bianchini

O suflê de bacalhau pode ser servido como prato principal da sua refeição ou, simplesmente, como um lanche da tarde. Leve, cremosa e fácil de fazer, essa delícia vai conquistar toda a sua família, ganhando, assim, um espaço especial no seu livrinho de receitas!

Existem diferentes receitas de suflê de bacalhau, então, confira 11 opções, escolha sua favorita e corra para a cozinha!

1. Suflê de bacalhau com molho bechamel

iStock

Primeiramente, aprenda a preparar um delicioso molho bechamel com leite, manteiga, farinha de trigo, louro, pimenta em grão, cebola espetada com cravos, sal e noz-moscada. Depois, separe também bacalhau dessalgado em lascas, gemas de ovo, claras em neve, queijo ralado e mais um pouquinho de manteiga. Leve e fácil de preparar, esse suflê vai conquistar todo mundo!

2. Suflê de bacalhau com legumes

O sabor do bacalhau já é delicioso, mas fica ainda melhor quando acompanhado de legumes! Para fazer essa receita, você vai precisar de azeite, cebola, bacalhau dessalgado e desfiado, pimenta, colorau, cenouras médias, batatas, coentro, gemas de ovo, claras batidas em neve e mussarela ralada. Se preferir, você pode utilizar outros tipos de legumes também!

3. Suflê de bacalhau com azeitona e queijo parmesão

Os ingredientes necessários para este suflê são filetes de bacalhau, cebola roxa, alho, azeite, sal, pimenta-do-reino, manteiga, farinha de trigo, leite integral, queijo parmesão ralado, noz-moscada, azeitonas, gemas de ovos e claras em neve. O tempo de preparo da receita é de quarenta minutos e o rendimento é de 3 porções.

4. Suflê de bacalhau com três ingredientes

Não existe receita mais simples de suflê de bacalhau do que essa, que exige apenas três ingredientes! Primeiro, misture quatro claras em neve batidas com 100 g de lascas de bacalhau. Unte potinhos que possam ser levados ao forno – com azeite ou manteiga – e coloque a mistura dentro desses potinhos. Por último, adicione queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno por cerca de vinte minutos.

5. Suflê de bacalhau com batata, molho branco e azeitonas pretas

Aqui, separe os seguintes ingredientes: 500 g de bacalhau desfiado, 500 g de batata, 1 litro de molho branco, meia xícara de azeitonas pretas, duas cebolas, seis claras em neve, farinha de rosca, queijo parmesão, salsinha, azeite e sal. Prepare essa receita com carinho e surpreenda as pessoas que você ama!

6. Suflê de bacalhau com batata, azeitonas e queijo mussarela

Nesta receita, você vai precisar de bacalhau desfiado e dessalgado, batatas cozinhas, queijo mussarela, margarina, leite, azeite, alho, cebola, azeitonas, salsa e sal à gosto. Fácil de fazer, essa receita pode ser servida como um lanche da tarde ou como prato principal da sua refeição. Experimente!

7. Suflê de bacalhau com tomate e farinha de arroz integral

Ao invés de utilizar farinhas tradicionais, essa receita propõe o uso da farinha de arroz integral, compondo, assim, uma receita mais saudável e mais leve. Além disso, você ainda precisa ter em mãos azeite, azeitona, ovos, bacalhau desfiado, tomates picados, cebola grande, salsinha seca, alho e o purê de quatro batatas grandes.

8. Suflê de bacalhau com alho-poró e queijo gruyere

Os ingredientes dessa receita são bacalhau em lascas, leite, ovos, cebola, azeitonas, alho-poró e queijo gruyere – sendo esses últimos responsáveis por dar ainda mais sabor ao prato. Além desses itens, você ainda vai precisar também fazer um molho bechamel bem gostoso com a mistura de manteiga e farinha de trigo.

9. Suflê de bacalhau com três tipos de pimentão

Bacalhau desfiado, batatas, cebola, alho amassado, pimentão verde, pimentão amarelo, coentro, salsa, cebolinha, ovos, farinha de trigo, fermento químico em pó, azeite e sal é tudo o que você vai precisar para fazer essa receita deliciosa de suflê de bacalhau! Ainda, você pode servi-la quente ou fria.

10. Suflê de bacalhau com pedaços de pão e creme de leite

Para essa receita, refogue cebola no azeite. Depois, acrescente alho e mexa. Junte também pimentão, tomate, bacalhau e salsinha. Mantenha no fogo, mexendo constantemente até o bacalhau cozinhar. Ainda, adicione água e acrescente o pão em cubos e uma caixinha de creme de leite. Tempere com sal e pimenta-do-reino, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.

11. Suflê de bacalhau mega cremoso

Quer preparar um suflê de bacalhau mega cremoso? Essa é a receita certa! Para adquirir essa cremosidade, a receita pede o uso de leite, creme de leite, requeijão, queijo mussarela e queijo parmesão. Ainda, tenha em mãos também manteiga, cebola, farinha de trigo, noz-moscada, azeite, alho, batatas e, claro, o bacalhau em lascas.

Se você adora suflê e deseja conhecer outros sabores, confira também receitas de suflê de frango, de abobrinha, de queijo e de couve-flor. Prepare em casa e aproveite!

PARA VOCÊ