7 receitas de vatapá de frango arretadas para o seu dia

Escrito por Vanessa Herrmann

Para quem não gosta muito ou acha o camarão caro, é possível fazer um vatapá de frango. Além de ser mais acessível, esse é um prato que fica bem gostoso. Comum no nordeste, ele pode fazer sucesso em mesas de todo o Brasil.

Ele é formado por um caldo espesso, que pode ser engrossado com pão amolecido ou farinha de trigo. O azeite de dendê e o leite de coco também são itens comuns no seu preparo. Na lista abaixo, você pode conferir algumas variações de receitas:

1. Vatapá de frango simples

Essa é uma receita de vatapá de frango para quem não quer ter muito trabalho na cozinha. Ela é feita com pão, leite, peito de frango desfiado, cebola, alho, pimentão verde, azeite de dendê e pimenta. A sugestão é servir o prato com um arroz branco soltinho ou até mesmo com um baião de dois.

2. Vatapá de frango com creme de leite

Quer saborear um vatapá de frango bem cremoso? Então, confira essa receita. Ela fica com essa textura porque leva leite de coco, azeite de dendê, creme de leite e o líquido do cozimento da carne. O passo a passo não é difícil de ser seguido. Por isso, até mesmo quem não tem muita experiência na cozinha, pode obter um resultado de sucesso.

3. Vatapá de frango com pimentão

Para fazer essa receita, primeiro, é preciso bater no liquidificador cebola, alho, cheiro-verde e água. Essa mistura deve ir ao fogo. Depois, o frango já temperado também vai para a panela. Em seguida, é preciso adicionar uma combinação de água com farinha de trigo. Após um tempo, é o leite de coco que entra em cena. Para finalizar, é só adicionar o azeite de dendê e checar a quantidade de sal.

4. Vatapá de frango caprichado

Se você for preparar seu vatapá de frango para uma grande quantidade de pessoas, essa receita pode ser uma boa opção. Isso porque a quantidade de ingredientes usada é bem grande. Então, o prato rende bastante. Para melhorar ainda mais, o passo a passo não é complicado.

5. Vatapá de frango delicioso

Tomate, pimenta de cheiro, coentro, cebolinha, cebola, peito de frango desfiado, caldo de galinha, farinha de trigo, azeite de dendê, creme de leite e leite de coco são usados para essa receita. Como essa receita não leva pão, é a farinha de trigo que engrossa o caldo.

6. Vatapá de frango paulista

Dá pra fazer um vatapá de frango sem glúten? Dá sim! Para que isso seja possível, a farinha de arroz entra em cena. É ela a responsável por deixar o caldo espesso. Além disso, seu uso não faz interferência no sabor final do prato. Para os intolerantes ou alérgicos ao glúten, vale experimentar.

7. Vatapá de frango com pão

Aqui, primeiro, é preciso cozinhar o frango. Depois, você deve amolecer pães com leite. O próximo passo é desfiar a carne. Por último, é necessário adicionar todos os ingredientes em uma panela, mas seguindo uma ordem certa. O resultado é extremamente cremoso e tem um gostinho que pode deixar qualquer um com água na boca.

O vatapá de frango pode ser uma ótima alternativa para sair da rotina. Já pensou em fazer uma refeição nordestina mais completa? Vale apostar também no acarajé! Seu preparo não é tão simples, mas o resultado é pra lá de saboroso.

PARA VOCÊ