10 receitas de feijoada completa para cozinhar esse símbolo do Brasil

Escrito por    
Em 22.06.20

A feijoada completa é um prato que conta com passo a passos diversos. É possível cozinhar as carnes diretamente com o feijão ou, então, tudo separado. Há também acompanhamentos, como a farofa e o vinagrete, que podem deixar o preparo mais gostoso. Confira uma série de receitas:

Continua após o anúncio

1. Feijoada completa com costelinha

Nesta receita as carnes são cozidas separadamente. Primeiro, você vai precisar selar a costelinha, o pé e a carne-seca e, então, acrescentar água. Apenas as linguiças e o bacon são refogados juntos. O feijão já cozido é combinado com os recheios e o tempero.

2. Feijoada completa com carne-seca

Aqui, a feijoada é feita em uma panela de pressão. A costela, parte do bacon e a carne-seca são dessalgadas e cozidas diretamente com o feijão. Já as outras carnes — o paio, o lombo, a calabresa e o restante do bacon — são fritas separadamente e adicionadas ao final.

3. Feijoada completa com limão

Esta é uma feijoada que rende bastante e vai encher sua boca d’água. Além do pé de porco, o preparo conta até com o rabo do animal. Outras carnes utilizadas são bacon, costela, carne-seca e calabresa. Depois de combinar tudo com o feijão, a finalização é feita com suco de limão.

4. Feijoada completa com laranja

Os recheios salgados desta receita são deixados de molho em água por 12 horas. O líquido deve ser trocado a cada 3 horas para ir tirando o sal. As carnes são, então, fermentadas para tirar a gordura. O feijão é cozido já com os pertences, a laranja e o tempero.

Continua após o anúncio

5. Feijoada completa com cachaça

A cachaça é o ingrediente diferencial desta versão de feijoada. A bebida é combinada com o bacon, pimenta, louro e sal para temperar. As carnes e o feijão devem ser cozidas separadamente e a mistura de tudo é feita em um caldeirão com os temperos.

6. Feijoada completa com pé de porco

Esta é uma feijoada que surpreende pelo tempero e recheios utilizados. Além dos cortes tradicionais do porco, como a costelinha e o bacon, o preparo também leva pé. O acém é outra carne que complementa o preparo. O vinagre e o suco de limão garantem o toque cítrico do prato.

7. Feijoada completa com rabo e orelha

O recheio desta feijoada leva várias carnes de porco saborosas. O preparo conta com o joelho, a orelha, o rabo e o pé do animal. Outro destaque são as três variedades de linguiça utilizadas: a calabresa, a suína e a portuguesa. Um ponto alto do tempero é o uso da cachaça.

8. Feijoada para 20 pessoas

Aqui, você vai aprender a fazer uma feijoada que serve até 25 porções. A quantidade de feijão utilizada é um quilo. Os ingredientes do recheio são pé suíno, lombo, costelinha, carne-seca, rabo suíno e bacon. A fervura ajuda a retirar gordura das carnes.

9. Feijoada completa com vinagrete

Continua após o anúncio

Além de uma feijoada superencorpada, esta receita mostra como você pode fazer três dos acompanhamentos clássicos do prato. O vinagrete com pimenta dedo-de-moça é um destaque, mas os preparos da farofa e da couve manteiga não ficam nem um pouco atrás.

10. Feijoada completa com farofa e salada de couve

Nesta versão, é possível aprender a preparar uma farinha de mandioca bem temperada. A feijoada tem um passo a passo simples no qual o feijão é cozido com parte das carnes, temperado e finalizado com os demais ingredientes. A couve é servida como salada.

A feijoada completa é um prato símbolo da culinária brasileira. Com versões e acompanhamentos variados, é um preparo que vale a pena manter no cardápio. Os resultados vão te render vários elogios. Aproveite e dê uma olhada nas receitas de bolinho de feijoada e de torresmo!

PARA VOCÊ