51 receitas de almoço simples que vão te salvar na cozinha

A ideia de almoço simples é aquela em que o preparo das receitas não demandam muito tempo na cozinha, mas ainda assim resultam em pratos deliciosos. Se você procura sugestões para os momentos de correria do dia a dia, confira as melhores receitas selecionadas abaixo que com certeza agilizarão a sua rotina!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Saladas

Que tal depender de apenas 15 minutinhos para fazer uma salada capaz de incrementar o cardápio do seu almoço? Essa de repolho cru combina o verde com o roxo, mas você pode prepará-la com o de sua preferência.

Publicidade

A salada primavera é a nossa sugestão para um cardápio mais colorido e nutritivo! A alface crespa e americana são combinadas com tomate-cereja, manga e palmito pupunha, resultando em sabores refrescantes.

Levemente cremosa, essa salada de batata é perfeita para ser servida com carnes cozidas e assadas. Demandando poucos ingredientes, seu preparo é rápido e pode ser incrementada com legumes e um pouquinho de atum.

Simples e bastante proteica, a salada de grão de bico promete um prato bem mais completo! Pronta em 15 minutinhos, ela é perfeita para ser servida mais geladinha, sendo ideal para os dias mais quentes.

Essa é mais uma sugestão cremosa para complementar o seu almoço de domingo! Essa salada de cenoura rende de 6 a 8 porções e sua cremosidade é alcançada pela utilização do creme de leite e também da maionese.

Publicidade

Planejando servir uma deliciosa feijoada? Para acompanhar, aposte nessa saladinha de almeirão com bacon! Incremente com rodelinhas de laranja, que ajudarão com a digestão desse prato que é mais pesado.

Se você ama preparos rápidos e muita praticidade na cozinha, essa receita de salada de ovos é para você! Alguns ingredientes foram indicados para o seu tempero, mas você pode usar condimentos de sua preferência.

Acompanhamentos

Para inovar no cardápio do dia a dia, esse arroz temperado fica perfeitamente combinado com assados e uma salada de folhas frescas! Se desejar um sabor defumado mais intenso, aposte em pedacinhos de bacon no seu preparo.

Quem dispensa um feijãozinho com caldo encorpado no almoço? Preparado na pressão, são apenas 30 minutinhos para tê-lo brilhando entre outros pratos em sua mesa! Versátil, incremente com bacon ou calabresa.

Procurando um acompanhamento saboroso e sem muitos detalhes em seu modo de preparo? Essa batata assada com bacon é a escolha perfeita! Sirva com frango ou carnes vermelhas, junto de uma salada de folhas.

Publicidade

Ótimo acompanhamento para diversos pratos, o purê de batatas é um clássico e em sua versão cremosa fica ainda mais irresistível! O segredo da sua consistência? Leite aquecido misturado às batatas para incorporar.

Seja para o churrasco de domingo ou como acompanhamento do dia a dia, a farofa é um prato versátil que pode ser incrementado de maneiras diversas. Nessa sugestão de receita, pedaços de bacon e calabresa!

Opção leve e nutritiva, os legumes na manteiga também combinam muito com aves e carnes vermelhas. Prontos em 20 minutinhos, podem ser preparados com legumes de sua preferência, sem restrições.

Para impressionar sem gastar muito tempo na cozinha, que tal servir alguns tomates assados? Demandando poucos ingredientes em seu preparo, aqui é utilizado basicamente o orégano, o parmesão e o manjericão.

Incrementado com frango desfiado e tomate, essa omelete vai deixar o seu almoço ainda mais saboroso. Receita simples se rápida de fazer, perfeita para aqueles dias corridos.

Publicidade

Carne

Para comer com arroz branco e feijão ou ainda, ser usada como recheio no preparo de massas deliciosas, confira essa receitinha de carne moída! Para que fique bem soltinha, a dica é mexer constantemente enquanto está no fogo.

Incremente seu cardápio com esse picadinho de carne! Seu diferencial? O uso de ingredientes como a cerveja preta. Mas ATENÇÃO: use preferencialmente a doce, evite a do tipo amargo para não gerar sabores esquisitos.

Receitinha simples, mas muito apreciada pelos brasileiros, a carne de panela é um grande clássico! Utilize as carnes mais gordurosas para que o molho fique mais saboroso e consequentemente, a carne fique mais macia.

Rendendo uma porção com 15 unidades, essas almôndegas trarão ainda mais sabores para os almoços da sua semana! Se preferir uma versão com molho, aposte no de tomate e finalize com ervas de sua preferência.

Com tempo de preparo um pouco mais longo, devido à necessidade de assar no forno pré-aquecido, essa carne assada é uma opção gostosa para almoços simples e especiais. Para toques adocicados, adicione 2 colheres de sopa de mel!

Prato paulistano que conquistou todo o Brasil, o bife à parmegiana promete fazer bonito na sua mesa! Para uma corzinha a mais e visualmente mais saborosa, adicione páprica defumada ou picante na farinha de trigo.

Carne macia e suculenta, a alcatra acebolada é cheia de sabores sendo uma excelente guarnição para acompanhar o tradicional arroz com feijão. Para incrementar, escolha uma de nossas saladas selecionadas!

Frango

Baixo em calorias e também em teor de gordura, o filé de frango grelhado é perfeito para quem busca uma alimentação mais equilibrada. Temperado com páprica, coentro e alho, pode ser servido puro ou como guarnição de uma refeição principal.

Sinônimo de almoço de domingo, o frango assado é mais um clássico dos almoços simples! Seu modo de preparo é bastante fácil e o seu resultado é um prato que com certeza vai conquistar todos da família.

Prato versátil, além do bife à parmegiana, também é possível prepará-lo com um delicioso filé de frango! Traga a felicidade e sua crocância para a mesa da sua casa, deixando-os marinar por pelo menos 30 minutos nos temperos.

Perfeito quando acompanhado por arroz branco ou um arroz de coco, o frango ao curry simples rende 4 porções e fica pronto em 20 minutinhos! É só isso que você precisa para surpreender com um prato diferenciado e gostoso.

Sem saber o que fazer com o frango que sobrou na geladeira? Confira o passo a passo dessa receita para reaproveitar ingredientes. Vale incrementar com pedaços de presunto e calabresa fatiada também!

Ideal para qualquer refeição, mas trazendo sabores inesquecíveis para o seu almoço, aposte no preparo desse frango cozido com legumes! Refeição completa, basta um arroz branco fresquinho para acompanhá-lo.

Opção prática, gostosa e muito mais saudável do que o frango frito diretamente na gordura! Para isso, será utilizado o peito de frango sassami que é bem mais purinho, ideal para ser servido em porções generosas.

Peixe

Com um passo a passo ilustrado, confira essa receita de filé de peixe no forno fácil e que precisa de apenas 60 minutinhos de cozinha! Delicioso quando servido com farofas, para absorver o saboroso caldo do peixe.

Saudável e fácil de harmonizar com outras opções do cardápio do seu almoço, esse filé de peixe grelhado simples promete surpreender! Rendendo 6 porções, é o suficiente para sustentar a família inteirinha.

Hora de inovar no seu almoço simples, servindo um peixe ensopado incrementado por pimentões, cebola, tomate e outros condimentos! Dê preferência para a tilápia ou outros peixes que não tenham espinhas.

Preparado com filé de tilápia, essa porçãozinha de peixe frito trará a crocância perfeita para o seu almoço! Empanados na farinha de trigo, fubá e amido de milho, serão saborosos e fresquinhos na medida certa.

Se você busca uma refeição mais fresquinha e saborosa, esse peixe cozido com legumes é a escolha perfeita! Resultando em um prato leve, sua composição é rica e longe de frituras. Muito mais saudável!

O peixe no papilote é perfeito para concentrar mais e melhor os sabores de seus temperos. Para isso, os filés serão embrulhados com os demais ingredientes em um papel-manteiga e pré-aquecidos a 200ºC.

Precisando de um preparo superfácil? Saiba que o seu almoço pode ficar ainda mais saboroso com essa tilápia à milanesa! Empanada na farinha panko, a farinha de trigo pode ser incrementada com páprica e pimenta-do-reino.

Massas

Feito com batatas, torne o seu nhoque ainda mais irresistível adicionando noz-moscada e queijo parmesão em seu preparo! Para complementação, aposte no tradicional molho de carne moída que não tem erros!

Clássico italiano, a lasanha à bolonhesa é perfeita para os fins de semana, que pedem por almoços mais especiais. Com preparação simples, a dica é quebrar as folhas da massa crua, para facilitar o corte na hora de servir.

E se a ideia é não fugir do arroz branco fresquinho, uma panqueca de frango fácil o acompanha muito bem! Com massa levinha, para uma versão cremosa vale incrementar o recheio com um pouco de requeijão.

Procurando um prato principal único e que demande pouco tempo na cozinha? Esse espaguete com passata de tomate é o que você precisa! São 30 minutinhos para ficar pronto, sirva com uma salada crocante.

Essa é mais uma opção de lasanha para caprichar no cardápio da sua casa! Feita com o clássico presunto e queijo, também é montada com molho de tomate, resultando em sabores bastante tradicionais.

A panqueca é um prato tão versátil, que combina com recheios variados, inclusive o de carne moída! Para que não fique tão sequinho, a sugestão é adicionar 1 colher de sopa de extrato de tomate para ficar mais soltinha.

Para dias corridos que pedem agilidade, nada como um macarrão cremoso na panela de pressão! São poucos ingredientes e apenas 20 minutinhos de cozimento para ter esse prato prático e delicioso em mãos.

Sobremesas

Doce e refrescante na medida certa, a gelatina colorida é uma ótima opção de sobremesa para almoços mais simples! Isso porque é prática de ser preparada, além de poder ser incrementada com frutas cortadas.

Uma sobremesa clássica em muitas famílias, o arroz doce tradicional também pode ser incrementado com especiarias para que fique ainda mais irresistível! Entre elas: canela em pau, uvas-passas ou até mesmo, amêndoas.

Pronta em 20 minutinhos, a sobremesa perfeita existe e chama-se: pudim! Para não errar na consistência, o melhor é prepará-lo à noite, para que fique gelando e seja consumido no dia seguinte, bem firminho.

Seja servido na taça ou na travessa, essa mousse de limão é capaz de complementar o cardápio do seu almoço! Com sabores suaves e um leve azedinho, pode ser finalizado com merengue suíço ou chantilly.

Feito com bolacha maisena e extremamente saboroso, esse pavê é uma opção irresistível de sobremesa! Para surpreender com sabores ainda mais incríveis, você pode decorá-lo com frutas como uvas e morangos.

Para refrescar seus dias mais quentes, que tal um sorvete de chocolate? Essa receitinha demanda apenas 3 ingredientes, rende 7 porções e fica pronta em 20 minutinhos. Lembre-se de gelar por 3 horas para ficar perfeito!

Clássico da infância de muita gente, o bolo gelado de coco tem um modo de preparo fácil e conquista com seus sabores simples e deliciosos! O segredo para que fique molhadinho? Furinhos com o garfo por todo o bolo!

Rendendo um prato generoso, esse brigadeiro de colher é uma sobremesa simples e que promete trazer o docinho desejado para o seu pós-almoço! Preparado com cacau em pó, sua doçura será equilibrada por conta disso.

Um almoço digno e delicioso não precisa de modos de preparo extensos e complicados. Com os ingredientes certos, é possível preparar pratos incríveis! Se procura ainda mais praticidade, confira também essas receitas de uma panela só e prepare algo gostoso sem muita bagunça.