47 receitas fáceis para uma ceia de Natal deliciosa e descomplicada

Escrito por                          

O Natal é aquela época mágica do ano em que a família se reúne para celebrar e compartilhar. E nada melhor do que compartilhar refeições especiais com aqueles que amamos, não é mesmo?

Porém, juntamente com a empolgação, surgem as preocupações. As receitas parecem estar cada vez mais elaboradas e distantes da realidade. Horas e horas de preparação e milhões de passos são necessários para ter a ceia de Natal perfeita, certo?

Errado! A possibilidade de criar pratos deliciosos de maneira simples e sem complicações existe. Conheça algumas sugestões, escolha as suas preferidas e aproveite o Natal de maneira mais leve:

Entradas e acompanhamentos para o Natal

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

1. Arroz com aspargos e manga: o arroz é uma opção de acompanhamento que é sempre um acerto, pois todo mundo gosta! Nessa receita, você vai aprender a harmonizar os sabores marcantes do aspargo e da manga, juntamente com o arroz selvagem. O resultado dessa combinação é inesquecível!

2. Arroz de festa: outra versão incrementada de arroz é essa, que tem a castanha-do-pará e a uva passa branca como destaque. O toque especial desse prato fica por conta do espumante, que é utilizado no cozimento do arroz.

3. Arroz especial: se você quer impressionar seus convidados na ceia de Natal, aposte suas fichas nessa opção. A receita leva ingredientes sofisticados, como champignon e damasco. Além disso, o arroz é cozido no vinho branco seco, o que entrega ainda mais elegância para o prato.

4. Petisco com cream cheese e presunto cru: esse petisco reúne tudo aquilo que nós amamos: sabor e praticidade! Para prepará-lo, basta fazer torradinhas de pão de forma e acrescentar o cream cheese e o presunto cru. Você ainda pode usar a criatividade e preparar várias opções de recheio. Surpreenda logo na entrada!

5. Queijo brie empanado: o queijo brie é conhecido pelo seu sabor emblemático, que deixa qualquer receita mais especial. Aqui, ele é acompanhado de uma casquinha crocante por fora, que faz com que o queijo pareça ainda mais cremoso. E o melhor de tudo é que esse prato rende bastante e dá para a família toda aproveitar!

6. Salpicão: essa receita clássica de salpicão é a prova de que não se deve mexer em time que está ganhando! Para preparar essa maravilha, você vai precisar de frango, cenoura, vagem, uva passa, maçã, creme de leite, maionese e batata palha. Mas não se deixe enganar pela quantidade de ingredientes, o preparo é moleza!

7. Salpicão light: se o seu foco é manter a dieta nesse fim de ano, essa receita vai resolver os seus problemas! O seu preparo leva ingredientes mais saudáveis, como a couve flor e a vagem, e também é uma ótima opção para quem busca por pratos low carb.

Farofas e saladas para o Natal

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

8. Farofa de calabresa: essa receita de farofa fica pronta em apenas vinte minutinhos e é uma excelente escolha para compor sua ceia. Além da calabresa, ela também leva bacon, azeitona e ovo cozido. Um ponto extra é que ela pode ser preparada com antecedência, deixando tudo mais fácil.

9. Farofa de ovos: aqui está outra opção de farofa que merece a sua atenção. Ela leva pouquíssimos ingredientes e entrega um sabor mais neutro. O legal é que essa receita mais básica te permite ousar no prato principal, sem correr muitos riscos.

10. Farofa de abacaxi e bacon: aqui, o destaque fica por conta do sabor levemente agridoce do prato. A combinação entre o abacaxi, o bacon, a uva passa e a cebola tornam tudo mais especial. E se você não é muito fã de abacaxi, pode substituir por outras frutas, como a banana – a dica é apostar em frutas que não sejam extremamente doces.

11. Farofa especial: essa versão de farofa é ainda mais prática, pois é feita com a farinha já pronta. Ela também leva bacon, calabresa, cebola, cenoura, damasco, uva passa e cheiro verde. Figurinha carimbada nas festas de fim de ano, ela é uma maravilhosa opção para satisfazer até o convidado mais exigente.

12. Salada de grão de bico e palmito: quem foi que disse que não tem lugar para uma boa saladinha na ceia de Natal? Essa é uma proposta superincrementada, que leva grão de bico, tomate, rabanete, azeitona, pepino, palmito, vagem e cenoura. O preparo é bem simples: só é preciso misturar tudo e temperar como preferir.

13. Salada agridoce com repolho: que tal uma opção agridoce de salada para compor uma ceia completa? Essa receita é um ótimo acompanhamento para frango ou peixe. Uma dica importante é deixar a maçã de molho em um recipiente com água e limão, para que ela fique mais saborosa e entregue um resultado ainda melhor.

14. Salada com figos em calda e cereja: essa mistura inusitada de ingredientes surpreende pelo sabor! Para o preparo, você vai precisar apenas de alface, agrião, figo em calda e cereja fresca. Capriche no tempero e sirva com molhos de sua preferência.

Pratos salgados diversos para o Natal

Foto: Reprodução / Vai comer o que

15. Peru tradicional: essa receita é a prova de que não é difícil preparar esse prato natalino clássico! Os ingredientes são mínimos e o preparo também é muito simples. Só é preciso um pouco de atenção no momento do cozimento.

16. Bacalhau simples: outra receita tradicional nas celebrações de fim de ano é o bacalhau. Aqui, o peixe acompanha batata, couve, ovo cozido e azeitona preta. Temperado com uma quantidade generosa de azeite, esse prato é uma excelente escolha para fazer bonito na hora da ceia.

17. Lombinho de porco: nessa receita, o lombinho é assado no forno por aproximadamente duas horas. Apesar do tempo de preparo, o passo a passo não tem segredos. Para o tempero, utilize vinagre de maçã, azeite e alecrim. O resultado é divino!

18. Árvore de legumes: até as crianças vão querer provar os legumes dessa árvore de Natal. O destaque desse prato fica por conta da montagem, que chama a atenção de qualquer um. É a combinação perfeita entre saúde, sabor e beleza!

19. Guirlanda comestível: que tal testar uma receita que é a cara do Natal? Essa guirlanda, além de muito charmosa, é um acompanhamento muito saboroso. O preparo não poderia ser mais fácil e dá abertura para as mais diferentes combinações. Vale a pena investir!

20. Requeijão cremoso com geleia de damasco: a sugestão dessa receita é combinar o requeijão cremoso com o sabor do damasco. O preparo também leva azeite e alho, o que torna tudo ainda mais único. Sirva com torradinhas salgadas e aprecie sem moderação!

21. Macarrão especial: o macarrão é um prato que marca presença na mesa dos brasileiros o ano todo. Para fazer diferente no Natal, mas sem abrir mão da praticidade, aposte nessa versão especial! A massa é recheada e coberta com diferentes tipos de queijo e leva ingredientes diferenciados, como a uva passa e o alecrim.

22. Mousse salgado: você já experimentou um mousse salgado? Ele é uma ótima opção de prato para comemorar a noite feliz em grande estilo. O preparo consiste em misturar os ingredientes com o cream cheese, enformar e levar ao congelador. Você pode decorar de acordo com a temática para um toque especial!

Panetones e rabanadas para o Natal

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

23. Rabanada de doce de leite: as sobremesas são um espetáculo a parte no almoço de Natal. Para não correr riscos de fazer feio, uma boa opção é apostar no clássico. Esse passo a passo vai te ensinar a fazer uma deliciosa rabanada, que leva doce de leite e é a garantia de uma família satisfeita!

24. Rabanada tradicional: para quem dá valor ao tradicional, essa receita é a melhor opção. O tempo de preparo é de pouco mais de vinte minutos e é bem simples. Prepare para sua família e mostre que você é um expert na cozinha!

25. Rabanada de forno: essa é uma opção de rabanada feita no forno, o que deixa o prato bem menos calórico. O preparo leva pão, leite condensado, leite, ovos, margarina, canela e açúcar. Reúna a família e sirva no café da manhã uma opção mais saudável e igualmente deliciosa!

26. Rabanada light: essa receita ensina a substituir alguns ingredientes da rabanada e torná-la mais light. Para fazer na sua casa, você vai precisar de pão integral, ovo, leite desnatado, canela em pó e adoçante. É para se deliciar sem culpa!

27. Panetone gelado com iogurte: o panetone talvez seja a receita mais famosa do Natal. Aqui, ele ganha uma versão especial com iogurte grego, cream cheese e cereja em calda. A receita sugere que você compre o panetone já pronto, para facilitar o processo.

28. Chocotone fácil: se você é louco por chocolate, não pode deixar esse passo a passo escapar! Ele ensina a fazer a massa do chocotone de uma maneira bem mais simples e rápida. O resultado é uma delícia e tem um toque especial: o gostinho caseiro. Essa é também uma ótima opção para presentear os amigos.

29. Panetone de caneca: essa versão de panetone é ideal para quem vai passar o Natal em casa ou tem uma família pequena. Ela preserva o sabor inconfundível da receita tradicional, mas o preparo é muito mais prático. Tudo de bom, né? Não deixe de testar e incorporar essa receita na sua ceia.

30. Minipanetone: aqui está outra opção diferente de panetone para quem gosta de novidades! O segredo do sabor está na cobertura, que é feita com açúcar de confeiteiro e água fervente. Não se esqueça também de acrescentar as frutinhas!

Tortas e bolachinhas para o Natal

Foto: Reprodução / Receitas de pai

31. Torta simples de chocolate: essa é uma receita bem básica de torta, que leva chocolate e morango na cobertura. Quer coisa melhor? A lista de ingredientes pode parecer extensa, mas o preparo é tão descomplicado que vale a pena. Uma sugestão é optar pelo chocolate meio amargo, para que o prato não fique enjoativo.

32. Torta de doce de leite: para preparar essa saborosa torta, você vai precisar só de três ingredientes. Se você não tem muita experiência na cozinha, essa receita é uma carta na manga. Decore com chantilly ou chocolate para o toque final!

33. Torta de maçã dos duendes: faça a alegria da criançada nesse Natal com essa torta temática! Separe farinha de trigo, aveia, açúcar mascavo, cascas de laranja e manteiga para a massa. O recheio fica por conta das maçãs, que devem ser pequenas e suculentas.

34. Biscoito de gengibre: que tal preparar um biscoitinho leve para servir como aperitivo? A receita leva menos de 20 minutos para ficar pronta e pode ser guardada para consumir depois, desde que mantida em um recipiente fechado. Um ponto extra para esse prato é o cheirinho do gengibre, que se espalha por toda a casa!

35. Biscoito amanteigado: aqui, o biscoito ganha uma cobertura de limão e um sabor levemente amanteigado na massa. A dica é usar açúcar confeiteiro para fazer a cobertura, decorando com granulado ou miçangas coloridas.

36. Biscoito recheado com creme de avelã: essa receita ensina a fazer um biscoito hiper recheado com creme de avelã. A massa leva manteiga sem sal, açúcar, farinha de trigo e chocolate em pó. O resultado é a combinação perfeita entre a massinha crocante e sequinha e o recheio cremoso e saboroso!

37. Bolachinha de leite condensado: essa é uma daquelas receitas que dão um quentinho no nosso coração! O docinho do leite condensado e a massa que derrete na boca são os destaques do prato, que tem tudo para conquistar cada um dos seus familiares neste Natal.

Pratos doces diversos para o Natal

Foto: Reprodução / Malas e panelas

38. Salada de frutas: se você está procurando por uma sobremesa que seja fácil e rápida de ser feita, acabou de encontrar a opção ideal! Essa salada de frutas leva apenas alguns minutinhos para ser montada e já pode ir direto para a mesa. Para deixar tudo ainda mais gostoso, cubra com uma generosa camada de chantilly.

39. Mosaico de gelatina: essa é uma sobremesa que conquista pelo olhar e pelo estômago. Para obter esse resultado na sua casa, só é preciso preparar as gelatinas, misturar os demais ingredientes e deixar gelar. Escolha as gelatinas de acordo com as cores do Natal e deixe o seu banquete mais charmoso e divertido.

40. Gelatina colorida: essa é uma outra opção de sobremesa com gelatina, só que dessa vez, a receita é para porções individuais. O segredo está em usar gelatina incolor, para deixar a sobremesa mais consistente. Use a sua criatividade e brinque com as cores e as combinações!

41. Farofa doce: a farofa é um alimento tradicional na versão salgada, mas sua versão doce não fica atrás! Os ingredientes dessa receita são levemente úmidos, o que faz com que a farofa não fique com aquele aspecto seco. Essa pode ser uma ótima escolha para fugir do comum e incrementar sua mesa natalina.

42. Bolo especial: o resultado desse bolo é tão bonito que pode facilmente fazer parte da decoração da sua mesa! A massa utilizada já é pronta, o que agiliza o processo e deixa tudo mais simples. Capriche na cobertura e nos detalhes da finalização para uma sobremesa impecável.

43. Docinhos natalinos: nessa receita, você vai aprender a fazer uma porção de docinhos enfeitados para o Natal. O preparo não pede grandes esforços ou equipamentos: você só vai precisar de um garfo para achatar as bolinhas. Os docinhos devem ser passados no açúcar confeiteiro e podem ser moldados em qualquer formato.

44. Mousse de maracujá: o mousse é sempre uma boa escolha, pois agrada aos mais diferentes paladares e é supersimples de preparar. Essa versão, feita com maracujá, combina o azedinho da fruta com o geladinho do creme. É um festival de sensações e sabores a cada colherada!

45. Mousse light de chocolate: aqui, o diferencial fica por conta do cacau em pó, que é uma opção bem mais saudável quando o assunto é chocolate. A textura e o sabor inconfundíveis do mousse são mantidos, em uma versão bem menos calórica e mais saudável.

46. Pavê de kit kat: se você não abre mão de um bom chocolate, precisa acrescentar essa receita ao seu banquete de Natal! O prato conta com pequenas camadas, que mesclam o creme e o Kit Kat. Em poucos minutinhos, o pavê estará pronto para ser saboreado e compartilhado com quem você ama.

47. Prestígio gelado: o prestígio gelado é uma opção irresistível de sobremesa. A receita leva chocolate, coco ralado, leite condensado, creme de leite e leite. Para a montagem, basta ir intercalando a ordem das camadas. Finalize com muito chocolate para fechar com chave de ouro!

Agora que você já viu como é possível preparar refeições extraordinárias sem dores de cabeça, planeje a sua ceia de Natal com mais segurança e leveza. Esse sentimento, com certeza, será transmitido para você e para sua família, fazendo com que a noite de Natal seja ainda mais agradável!

PARA VOCÊ