70 receitas fáceis e baratas que permitem inovar em qualquer refeição

Se você está com pouco tempo e dinheiro para gastar com as refeições, mas quer saborear alimentos gostosos, a dica é apostar em receitas fáceis e baratas. Há opções que se encaixam em todos os momentos do dia e podem ser apreciadas pelos mais diversos paladares. Confira a lista de sugestões abaixo e corra já para a cozinha!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Pães e tortas

Receitas de liquidificador são uma ótima opção para quem busca praticidade na cozinha e não quer lavar muita louça. Então, se você quer um carboidrato integral, essa pode ser uma boa pedida.

Publicidade

Um pão de queijo preparado em poucos minutos e que ainda é saudável é uma ótima opção para começar o dia, não é mesmo? Além disso, você vai precisar de poucos ingredientes para preparar esse quitute mineiro.

Saborear um pãozinho caseiro recém-saído do forno é uma delícia. E, com essa receita, você não vai precisar de muito tempo. Além de a massa não ser sovada, nem é necessário esperar que ela cresça.

Também é possível preparar um pão saudável em pouquinho tempo com o auxílio de um micro-ondas. Se você quer uma refeição rapidinha, invista nessa opção leve e deliciosa.

Essa também é uma opção feita com o auxílio do liquidificador. Para o preparo, você só precisa misturar os ingredientes no aparelho, deixando a farinha de trigo de lado. Depois, misture tudo com as mãos, espere a massa crescer e leve ao forno para assar.

Publicidade

Que tal preparar uma torta salgada com sobra de arroz que leva mussarela ralada como recheio? A massa é feita com uma combinação de ovos, presunto, requeijão e legumes. O preparo é simples, mas a chance de fazer sucesso é muito grande.

A torta de atum é uma opção bem comum que agrada a diferentes paladares, por isso é um ótimo alimento para acrescentar à mesa. Além disso, essa versão é low carb e a massa é feita no liquidificador, o que torna o processo muito simples.

A combinação de presunto é queijo é bem famosa. Mesmo sendo bem básica, é uma boa pedida para uma refeição simples, mas saborosa. E o melhor é que essa é uma receita de frigideira - ou seja, é muito fácil e rápida de fazer.

Essa é uma ótima opção para os veganos, já que essa receita não tem nenhum ingrediente de origem animal. Além disso, o preparo é supersimples, e o resultado é uma torta colorida e cheia de sabor.

Bolos

Adultos e crianças podem se deliciar saboreando uma fatia desse bolo. O preparo é muito fácil e rápido, mas o resultado é um bolo de cenoura fofinho e delicioso que vai encantar a família inteira.

Publicidade

Na correria do dia a dia, às vezes, é preciso preparar algo rapidinho para não ficar com fome. Por isso, esse bolo de caneca feito no micro-ondas pode ser uma boa pedida.

Bolo de fubá tem cheirinho de casa de vó, né? Mas, mesmo que você não seja uma, essa é uma opção simples e saborosa para servir no café da manhã ou no lanche da tarde.

Além de supergostoso e fácil de fazer, esse é um bolo que vai deixar a sua casa com um cheirinho cítrico maravilhoso. Até os vizinhos vão querer experimentar um pedaço!

É difícil encontrar quem não goste de bolo de chocolate, não é mesmo? Essa é uma opção simples e feita no liquidificador. Por isso, mesmo que você tenha pouco tempo para ficar na cozinha, vale a pena testar.

Saladas

O grão-de-bico é um alimento supernutritivo e pode substituir o feijão nas suas refeições, sabia? Porém, é preciso deixar o grão de molho em água fria por cerca de 12 horas antes do preparo.

Para quem gosta de salada de macarrão, experimentar essa receita nos dias quentes pode ser uma boa pedida, já que é servida fria. O passo a passo é supersimples, muito rápida de fazer!

Folhas verdes formam uma salada bem levinha que é ideal para acompanhar os mais diversos pratos. Aqui, a dica é combiná-las com abacate, milho e outros ingredientes para incrementar o sabor.

Combinar repolho, ricota e tomate é a garantia de uma salada bem nutritiva. Além disso, você só vai precisar misturar tudo e levar ao forno por 10 minutos. Muito simples, não é mesmo?

Cenoura, batata, vagem, azeitona e temperos são usados para preparar essa salada que vai deixar a sua mesa mais colorida. Para melhorar ainda mais, é uma opção saudável e muito benéfica para a saúde.

Os dias quentes pedem alimentos bem fresquinhos, não é mesmo? Se você gosta de experimentar pratos que misturam ingredientes doces e salgados, prepare essa receita que leva melancia e queijo.

Essa salada famosa no mundo inteiro é simples e feita apenas com mussarela de búfala, tomate, manjericão e temperos. Para um toque a mais, a dica dessa receita é acrescentar molho pesto, além de decorar com tomatinhos e nozes.

Se você quer uma salada crocante e não liga de acrescentar algumas calorias ao seu prato, combinar almeirão, bacon e temperos pode ser uma opção muito saborosa para a sua refeição.

vagem, abobrinha e cenoura temperados com shoyu podem render uma salada muito gostosa. Além disso, você pode servir acompanhada de outro prato ou comer só isso para uma refeição mais leve.

Entradas e petiscos

Essa é uma ótima opção de entrada de refeição para aqueles dias em que você quer impressionar seus convidados pelo sabor e pela aparência do alimento. E o mais importante: sem ter muito trabalho na cozinha!

Que tal servir espetinhos de frango com um molho cremoso de mostarda? Essa é uma receita que cai bem tanto para o jantar quanto em uma reunião descontraída com os amigos.

Essa é uma receita bem simples e rápida, já que é feita no micro-ondas. Além disso, o resultado vale a pena, pois as cestinhas ficam muito charmosas e saborosas.

Essa é uma receita que leva poucos ingredientes, tem preparo simples e precisa de apenas 20 minutos no forno. O recheio é feito com uma farofa de pimentão e tomate, além de pedaços de mussarela.

Muita gente pensa que o ratatouille é um prato difícil de preparar, mas é muito simples. Além disso, essa é uma versão que não usa muitos legumes - o que facilita ainda mais, já que você não vai perder muito tempo lavando e picando os alimentos.

Esse é um prato muito, mas muito prático mesmo de fazer, apesar de ficar delicioso. Você só precisa lavar, tirar o miolo e depois assar o tomate. Por fim, acrescente ovo e queijo e leve ao forno por mais alguns minutos.

O pimentão é outro legume que fica muito gostoso recheado. Para isso, você vai precisar de carne moída, queijo gorgonzola, passata de tomate, cebola, azeite e temperos.

Pratos diversos

A carne moída é um ingrediente muito versátil e que pode ser usado no preparo dos mais diversos pratos, não é mesmo? Aqui, ela faz o papel de recheio para a massa. Para completar o sabor, você vai precisar de extrato de tomate, tomate e temperos.

Se você gosta de uma torta com recheio bem suculento, essa pode ser uma ótima opção. A carne escolhida aqui também é a moída, que é incrementada com temperos diversos. Já a massa leva cenoura, o que garante uma cor bem apetitosa.

O risoto é uma receita muito apreciada e que tem um preparo muito simples, porém é importante seguir corretamente as instruções para ter um resultado de sucesso. A escolha da abobrinha faz com que o prato não fique pesado.

Para quem gosta de um risoto bem molhadinho, experimentar essa opção pode ser uma boa pedida, já que o tomate usado no caldo garante essa textura. Já o queijo parmesão confere um toque de sabor extra ao prato.

Para quem busca uma opção bem saudável e que ainda seja termogênica, essa pode ser uma ótima opção. É a receita perfeita para um jantar leve nos dias mais frios.

O strogonoff é um prato que se popularizou tanto que várias adaptações foram surgindo. Mas, se você ainda não escolheu a sua favorita, que tal testar essa daqui?

O suflê é um prato com uma textura muito leve. É ideal tanto para acompanhar uma refeição quanto para ser o prato principal daqueles dias em que você quer deixar a comida pesada de lado. Teste em casa essa versão de cenoura, fica uma delícia!

Esse é um espaguete falso em que a abobrinha é cortada em tiras bem finas e, depois, cozida. Sirva com um molho cremoso feito com brócolis, cogumelos, tomatinhos, gengibre, creme de leite e pesto.

Essa é uma receita que pode ser feita com aquele arroz que sobrou do almoço ou um novinho, tanto faz! O grão é combinado com frango refogado, presunto, cenoura, requeijão, mussarela e orégano. É uma opção prática, mas muito saborosa.

Sabe aquela receita em que você joga tudo na panela e depois é só esperar cozinhar? Essa é uma delas! Além disso, o macarrão é incrementado com calabresa, molho de tomate, milho, queijo, creme de leite e temperos.

Uma massa com queijo, manjericão e tomate também é uma ótima receita para uma refeição feita em pouco tempo, mas que seja muito saborosa. E o melhor: também é feita em uma panela só!

Fazer uma omelete pode parecer muito simples, mas nem todo mundo já se arriscou tentando. Se você quer dicas para um preparo perfeito, siga o passo a passo dessa receita.

Carnes

Se você quer experimentar um peixe bem temperadinho e fácil de fazer, teste essa receita de filé de linguado grelhado. Você só vai precisar temperar a carne e, depois, fritá-la na frigideira até ficar dourada.

Mais um preparo muito simples e rápido, dessa vez feito na panela de pressão. Aqui, as bistecas são temperadas, marinadas e douradas antes de cozinharem por cerca de 15 minutos.

Para quem busca uma alimentação saudável, o frango está presente em grande parte das refeições. Quer conhecer diferentes maneiras de preparar a ave para não cair na rotina? A combinação com legumes é leve e saborosa.

Que tal inovar no frango grelhado básico acrescentando um molho feito com suco de laranja? O resultado dessa combinação de doce e salgado fica muito suculenta e não vai te custar muito tempo na cozinha.

O frango xadrez é um prato que, além de fácil, é supercolorido e nutritivo. Por isso, com certeza, merece ganhar um espacinho na sua mesa. Melhor ainda se for em uma versão light, não é mesmo?

Sabe aquele bife frito com uma casquinha supercrocante? Deu água na boca só de pensar, né? Se você não está fugindo de frituras, que tal preparar essa receita para uma refeição de hoje?

Fazer esses bolinhos de carne fritos com molho de tomate é certeza de sucesso garantido! A dica dessa receita é caprichar nos temperos para um resultado bem saboroso.

Se você quer dar um sabor novo para a carne moída do dia a dia, que tal acrescentar pimentão e cebolinha? Você pode servir de acompanhamento para saladas, massas, arroz ou o que mais sua imaginação deixar.

Poucos ingredientes são necessários para essa receita que, além de supersimples, não vai te deixar na cozinha por muito tempo. Anote os itens necessários: carne moída, cebola, pimentão, tomate, mussarela, aveia em flocos, sal e temperos.

O hambúrguer é uma ótima opção para uma refeição mais descontraída, não é mesmo? Para a receita ficar funcional, a dica é acrescentar semente de chia e farinha de linhaça.

O bife do dia a dia pode ser preparado na panela de pressão, para uma versão menos gordurosa. Além disso, aqui a carne é incrementada com pimentão, tomate, cebola e temperos diversos.

Lanches

oferecido por Quatá

Sabe aquela torta com massa levinha e um recheio de frango supersaboroso, que dá água na boca? É bem uma dessas que você vai aprender a preparar seguindo essa receita.

Se você quer uma opção de lanche saudável, essa pode ser uma boa pedida. Além da massa integral, o recheio é feito com uma carne moída magra (pode ser patinho ou frango desfiado, por exemplo). O resultado é leve e delicioso.

Clássico para quem busca um lanchinho rápido e saudável, essa opção de sanduíche leva pão integral, peito de peru, ricota, tomate, alface e orégano. Vale a pena experimentar!

Essa é outra opção para quem busca um lanche saudável e bem levinho. Mesmo sendo uma receita bem fácil, para o preparo, é importante ficar atento à espessura da batata e ao tempo de forno.

A sugestão para esse bolinho é combinar o espinafre com batata, gengibre, cebola e temperos. O resultado é muito saboroso. Basta escolher os condimentos conforme a sua preferência e se jogar na cozinha!

A receita desse biscoito é muito simples, difícil é parar de comer! É bom saber que ele precisa ser armazenado em um pote bem fechado, para não ficar murcho.

Famosas na Argentina e outros países da América do Sul, as empanadas também podem ganhar um espaço no seu coração. A massa é bem levinha e a sugestão de recheio é de ricota com espinafre, mas você pode usar outros ingredientes de sua preferência.

As esfihas também são uma boa opção para um lanche rápido. Para o recheio, a sugestão é preparar um refogado de carne moída com cebola, tomate, cheiro-verde e temperos.

Sobremesas

Mesmo sendo uma opção muito simples, o arroz-doce é uma sobremesa muito apreciada. Essa é uma opção supercremosa e saborosa, com um bom toque de canela.

O pudim é uma sobremesa muito na mesa dos brasileiros, não é mesmo? Então, que tal experimentar essa receita que tem um preparo simples? É o doce perfeito para agradar a vários paladares.

Sobremesas montadas em porções individuais são ótimas para servir para as visitas, principalmente se tiver uma apresentação charmosa como esse bombom na taça. Além disso, você vai ficar tão pouco tempo na cozinha que vai até se surpreender com o resultado.

Essa é uma receita que leva poucos ingredientes: creme de leite, leite, leite condensado, água fervente e gelatina do seu sabor preferido. O doce fica supergostoso e colorido - perfeito para agradar às crianças.

Tem gente que acha que frutas não são sobremesa, mas elas são uma ótima opção para adoçar o dia de maneira saudável. Para deixar o resultado ainda mais gostoso, a sugestão é servir com Nutella ou pasta de amendoim.

Panqueca doce também pode ser uma ótima opção de sobremesa. Para uma versão leve e low carb, você pode usar farinha de amêndoas na massa. A dica é caprichar na quantidade de morangos!

Para quem gosta de sobremesas que não sejam tão doces, essa mousse de maracujá pode ser uma boa opção. A fruta confere um toque azedinho ao doce, que leva também leite condensado, creme de leite e gelatina sem sabor.

O doce queridinho dos brasileiros não podia ficar de fora desta lista! Essa receita aposta em uma versão fit, feita apenas com banana-nanica, cacau em pó e leite em pó. Ou seja, é ainda mais fácil e barata que o preparo tradicional.

Quer uma receita supereconômica, simples de fazer e docinha na medida certa? Aposte nessa sobremesa que leva uma camada de creme sabor abacaxi, outra de creme sabor morango e, por cima, raspas de chocolate. Muito fácil!

Nem só pratos caros e sofisticados são gostosos, concorda? O importante é escolher os ingredientes que mais te agradam e preparar a refeição com cuidado e carinho. Para conhecer mais sugestões deliciosas e simples de fazer, veja também esta seleção de receitas leves e rápidas para o jantar!