48 receitas para Páscoa práticas, deliciosas e surpreendentes

O domingo de Páscoa é uma data importante para os cristãos, pois é comemorada a ressurreição de Jesus Cristo. Como a maioria dos brasileiros segue essa crença, esse é um momento relevante para muita gente. Pensando nisso, confira uma lista de receitas para Páscoa com opções variadas e deliciosas. Escolha suas favoritas e prepare um almoço completo!

Publicidade

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Carnes para o almoço de Páscoa

1. Peixe assado com castanhas

Peixe assado com castanhas
  • Preparo: 50min

A sugestão dessa receita é usar um peixe branco, então você pode escolher o de sua preferência ou que estiver mais fresco no dia. A carne deve ficar marinando no tempero por 20 minutos antes de ir ao forno. Para finalizar, os filés ainda levam uma camada de castanhas que garante um resultado delicioso.

Publicidade

2. Filé mignon ao molho de gorgonzola

Filé mignon ao molho de gorgonzola
  • Preparo: 20min

O molho de gorgonzola é uma ótima opção para quem gosta de um sabor marcante, já que essa é a característica principal desse queijo. Sem muito trabalho na cozinha, seu filé mignon ganha um toque completamente novo, que vai surpreender quem experimentar.

3. Frango xadrez

Frango xadrez
  • Preparo: 30min

O frango xadrez é um prato oriental bem conhecido e que não tem um preparo muito complicado. A carne é cortada em cubinhos, combinada com um molho a base de shoyu, pimentões, brócolis e amendoim. O resultado é uma refeição cheia de cores e sabores, ideal para um almoço com a família reunida.

4. Pernil assado com mostarda

Pernil assado com mostarda
  • Preparo: 180min

Essa é uma receita tão simples de ser feita que a maior dificuldade é ter paciência para esperar que a carne absorva o tempero, além do tempo que ela deve ficar no forno assando. Por isso, é importante se programar com algumas horas de antecedência para servir um porco assado bem saboroso, viu?

5. Costelinha de porco caramelizada no forno

Costelinha de porco caramelizada no forno
  • Preparo: 120min

A costelinha de porco pode ser feita de várias maneiras, uma delas é no forno com um delicioso molho caramelizado. Adicione batata bolinha e temperos para dar um toque a mais no prato e saboreie.

Publicidade

6. Costela assada na panela de pressão sem água

Costela assada na panela de pressão sem água
  • Preparo: 45min

A costela bovina também pode ser feita na panela de pressão, sabia? O resultado é uma carne bem macia e com o saborosa, com cebola e calabresa para um gostinho especial. Sua refeição ficará supersuculenta. É ideal para aquele almoço prático, mas muito gostoso.

7. Frango à pizzaiolo

Frango à pizzaiolo
  • Preparo: 20 min

Essa é uma receita em que filés de frango são temperados, fritos e depois levados ao forno com queijo provolone. Para finalizar, a carne é acompanhada de tomate e cebola, por isso o nome da receita. O preparo é bem simples, mas rende um prato que parece ter levado horas para ficar pronto.

8. Peixe assado com crosta crocante

Peixe assado com crosta crocante
  • Preparo: 30min

O salmão é um peixe muito apreciado, por isso, pode fazer bastante sucesso no seu almoço de Páscoa. Aqui o peixe ganha uma crosta de castanhas moídas que dá um toque crocante que combina superbem com a textura macia do salmão.

Acompanhamentos para o almoço de Páscoa

9. Batata gratinada fácil

Batata gratinada fácil
  • Preparo: 35min

A combinação de batata com queijo pode levar muita gente à loucura. Melhor ainda se o trabalho para quem for cozinhar não for muito grande, não é mesmo? O bom dessa receita é que ela conta com todas essas qualidades!

10. Risoto de frango com gengibre

Risoto de frango com gengibre
  • Preparo: 60min

Já pensou em misturar o sabor marcante do gengibre com o do frango e a cremosidade do risoto? Essa é a proposta dessa receita que não te deixará muito tempo na cozinha, mas que pode facilmente surpreender seus convidados.

11. Arroz de forno com frango fácil

Arroz de forno com frango fácil
  • Preparo: 60min

A vantagem dessa receita é que ela sugere alguns ingredientes que podem ser facilmente substituídos por itens que você já tenha na sua geladeira, como, por exemplo, o milho pode ser deixado de lado e a cenoura pode entrar em cena. O importante é usar o creme de leite e bastante mussarela para um prato de sucesso.

12. Escondidinho de carne seca

Escondidinho de carne seca
  • Preparo: 90min

O escondidinho de mandioca com carne-seca dá um pouco de trabalho para ser feito, pois é preciso dessalgar a carne com um tempo de antecedência. Além disso, a mandioca deve ficar livre dos fiapos para um prato bem cremoso e gostoso de saborear. Com um pouco de paciência, você vai tirar essa receita de letra.

13. Polenta assada com queijo e ervas

Polenta assada com queijo e ervas
  • Preparo: 100min

Nessa receita vegetariana, a polenta é bem temperada, assada e ainda ganha uma finalização deliciosa de manteiga, parmesão, manjericão e orégano. É uma opção supersaborosa para quem não come carne e não dá muito trabalho, viu? Os temperos usados para incrementar o gostinho garantem que o prato fará muito sucesso na sua mesa.

14. Salada de grão-de-bico com bacalhau

Salada de grão-de-bico com bacalhau
  • Preparo: 5min

Já essa receita é uma ótima pedida para quem busca um acompanhamento leve, mas que tenha um sabor marcante e faça toda a diferença na refeição. A combinação de bacalhau com grão-de-bico é de dar água na boca, por isso vale a pena testar esse prato e se deliciar.

15. Ratatouille de forno simples

Ratatouille de forno simples
  • Preparo: 90min

O ratatouille é um prato francês feito com vários legumes. Nessa versão, a dica é combinar berinjela, abobrinha e tomate com outros ingredientes e temperos para incrementar o sabor. O resultado é um prato supercharmoso, delicioso e cheio de nutrientes.

16. Risoto de aspargos com queijo brie e alho-poró

Risoto de aspargos com queijo brie e alho-poró
  • Preparo: 50min

Se você está no clima de usar vegetais na sua refeição, esse risoto verdinho também pode entrar em cena. O arroz arbóreo é combinado com aspargos, alho-poró, queijo brie e alguns temperos que ajudam a incrementar o sabor.

Massas para o almoço de Páscoa

17. Lasanha de berinjela vegetariana

Lasanha de berinjela vegetariana
  • Preparo: 60min

Essa receita de lasanha vegetariana fica tão gostosa que pode conquistar até aquelas pessoas que não gostam de deixar a carne de lado em uma refeição. A combinação de texturas e sabores é perfeita e ainda não dá quase nada de trabalho para fazer.

18. Lasanha bolonhesa ao molho branco

Lasanha bolonhesa ao molho branco
  • Preparo: 60min

Já para quem busca uma opção mais tradicional, essa lasanha de bolonhesa pode cair muito bem. O recheio é uma combinação de molho de carne moída, molho branco, queijo e presunto. O resultado é uma massa bem caprichada para o almoço!

19. Panqueca de aveia e frango

Panqueca de aveia e frango
  • Preparo: 15min

A panqueca é outro prato que agrada a muita gente, não é mesmo? Nessa versão, o recheio fica por conta de um frango desfiado. Para deixar a massa mais saudável, aqui a aveia é utilizada no lugar da farinha de trigo.

20. Canelone de ricota fácil

Canelone de ricota fácil
  • Preparo: 35min

Para quem busca uma massa com um recheio bem leve, essa receita pode ser a opção ideal. Aqui os canelones são recheados com ricota. Essa é uma combinação que cria um sabor bem marcante e que pode agradar os mais variados paladares. Por isso, vale a pena testar em casa.

21. Rondelli de presunto e queijo fácil

Rondelli de presunto e queijo fácil
  • Preparo: 55min

Já pensou em usar massa de lasanha ou de pastel para preparar seus rondellis em casa? Essa é uma receita bem simples, já que o molho utilizado é o pronto e o recheio fica por conta de presunto e mussarela.

22. Macarrão gratinado

Macarrão gratinado
  • Preparo: 45min

Um macarrão com queijo e frango também pode fazer sucesso na sua mesa em datas comemorativas. Afinal, essa é uma combinação de ingredientes que agrada os mais variados paladares, não é mesmo? Se você quer muita praticidade ou não manja muito das panelas, pode se arriscar com essa receita.

23. Macarrão de forno cremoso com presunto e queijo

Macarrão de forno cremoso com presunto e queijo
  • Preparo: 60min

Mesmo sendo uma receita muito prática, o macarrão também pode ser incrementado e chamar muito a atenção pela aparência e pelo sabor. Nesse preparo, ele fica supercremoso e delicioso, já que leva molho de tomate, creme de leite, presunto, mussarela e queijo parmesão.

Bombom para fazer na Páscoa

24. Bombom de prestígio fácil

Bombom de prestígio fácil
  • Preparo: 60min

A combinação de coco com chocolate agrada a muita gente. Se for em uma versão bem fácil de preparar, melhor ainda, não é mesmo? Se você gostou das vantagens dessa receita, não deixe de conferir o passo a passo.

25. Bombom de morango na taça

Bombom de morango na taça
  • Preparo: 60min

Essa é uma receita que fica cremosa e deliciosa, já que é montada em três camadas: morangos picados, creme branco e ganache de chocolate meio amargo. O preparo é bem simples e até quem não tem experiência na cozinha pode se dar bem com muita facilidade.

26. Bombom de uva na travessa

Bombom de uva na travessa
  • Preparo: 30min

E que tal preparar um bombom de travessa que leva uvas verdes? Quem gosta de combinar frutas com chocolate vai se apaixonar por esse doce. Além disso, como a sobremesa é servida em uma travessa, a montagem é bem simples.

27. Bombom aberto de maracujá

Bombom aberto de maracujá
  • Preparo: 180min

Essa é outra opção para quem não quer ficar montando pequenos bombons, pois também é feita na travessa. É uma ótima pedida para sobremesa e leva duas camadas deliciosas: creme de maracujá e ganache de chocolate.

28. Bombom de leite em pó zero açúcar

Bombom de leite em pó zero açúcar
  • Preparo: 40min

Para essa receita, você vai usar seis ingredientes: leite em pó, xilitol, leite, essência de baunilha, óleo de coco e chocolate 70% cacau. Mesmo sendo um doce, é uma opção leve e saudável para o cardápio de Páscoa.

Ovo de Páscoa

29. Ovo de Páscoa de torta de limão com bolachas

Ovo de Páscoa de torta de limão com bolachas
  • Preparo: 30min

A dica dessa receita é, na verdade, comprar a casca de chocolate pronta e fazer um recheio de bolachas trituradas, creme de limão e chantilly. Assim, você consegue preparar um ovo de Páscoa delicioso para saborear ou presentear sem ter muito trabalho na cozinha.

30. Ovo de Páscoa de brigadeiro de avelã e ninho

Ovo de Páscoa de brigadeiro de avelã e ninho
  • Preparo: 120min

Essa é uma receita um pouco trabalhosa, mas o resultado pode ser muito compensador se você for uma formiguinha. Aqui, a casca de chocolate leva um recheio de dois brigadeiros: avelã e leite Ninho. Além de delicioso, o resultado também fica bem bonito. Uma boa opção para presentear!

31. Ovo de Páscoa na travessa com bombons

Ovo de Páscoa na travessa com bombons
  • Preparo: 40min

Essa é outra dica para quem está procurando uma opção prática para a Páscoa. Aqui o ovo é feito em uma travessa com 3 tipos de creme: branco, de chocolate e de amendoim. Todos esses ingredientes juntos podem surpreender quem saborear.

32. Ovo de Páscoa vegano

Não encontrou muitas opções de ovos veganos nos supermercados e quer preparar o seu em casa? Que tal testar essa receita que leva poucos ingredientes e é bem explicadinha? Seguindo corretamente o passo a passo, a chance de sucesso é bem grande, então vale a pena apostar.

33. Ovo de Páscoa trufado

Essa é uma receita ideal para quem gosta de cremosidade, já que o chocolate ao leite é usado para a casca e o branco para a trufa. Mas o sabor dessa receita não para por aí, já que você também vai precisar de um toque de pimenta para o seu doce.

34. Ovo de Páscoa com pão de mel

Já nessa receita, a casca de chocolate é recheada com pão de mel caseiro e doce de leite. Essa é uma combinação bem inovadora e que pode surpreender. Aqui, o trabalho não é muito grande, por isso vale a pena testar.

35. Casca do ovo de Páscoa

Se você está procurando uma receita bem simples da casca de ovo de Páscoa caseira, essa é a opção ideal. Aqui você pode conferir todas as dicas de como trabalhar com o chocolate em casa e ainda moldar os doces.

36. Ovo de Páscoa de maracujá

Já para quem curte um gostinho amargo, essa receita que leva como recheio um creme de maracujá pode ser uma ótima escolha. Essa é uma boa pedida para quem também não quer um sabor tão enjoativo, já que o maracujá gera um bom equilíbrio com o chocolate meio amargo.

Trufas para presentear na Páscoa

37. Trufa de chocolate

Trufa de chocolate
  • Preparo: 40min

Essa é uma receita de trufa bem simples, mas que pode ser uma ótima pedida para ser servida como sobremesa ou até mesmo para presentear alguém querido na Páscoa. Como o passo a passo é bem fácil, provavelmente você conseguirá acertar o ponto e terá um resultado de bastante sucesso.

38. Trufa de coco com damasco

Trufa de coco com damasco
  • Preparo: 25min

Essa é uma receita funcional que não leva chocolate, por isso é uma trufa falsa, na verdade. Os ingredientes que você vai precisar para preparar essa opção são: damasco, coco, leite de coco em pó e açafrão. Preparo simples, saudável e vegano.

39. Trufa prestígio

Trufa prestígio
  • Preparo: 50min

Essa é uma receita que leva apenas três ingredientes, mas vai te surpreender pelo sabor. Para preparar, basta fazer bolinhas com uma mistura de leite condensado e coco, depois levar para gelar e finalizar com chocolate meio amargo derretido.

40. Trufas de Nutella fácil

Trufas de Nutella fácil
  • Preparo: 20min

para essa receita, você pode preparar um creme de cacau e avelã caseiro ou simplesmente comprar a Nutella. Independente da sua escolha, a chance de um resultado de sucesso é bem grande, pois todo o passo a passo está explicado direitinho. Não deixe de provar em casa e se deliciar com cada mordida!

41. Trufas de tâmaras

Trufas de tâmaras
  • Preparo: 10min

Já essa receita tem como principal ingrediente a tâmara, depois dela, as castanhas também entram em cena com grande destaque, Depois de provar essas deliciosas trufas você verá como é possível saborear um docinho gostoso e que ainda é saudável.

42. Trufas de cacau fit

Trufas de cacau fit
  • Preparo: 10min

Para quem busca uma opção mais fitness desse docinho maravilhoso, precisa conhecer essa receita de trufas de cacau com whey de chocolate e pasta de amendoim. O sabor vai surpreender!

Sobremesas para servir na Páscoa

43. Torta de Bis com 3 ingredientes

Torta de Bis com 3 ingredientes
  • Preparo: 60min

Que tal preparar uma torta deliciosa para a Páscoa utilizando apenas três ingredientes? Com leite condensado cozido, creme de leite e Bis picado, você faz uma sobremesa muito prática para agradar aos seus convidados.

44. Cupcake de chocolate com brigadeiro

Cupcake de chocolate com brigadeiro
  • Preparo: 45min

Essa receita de cupcake leva chocolate tanto na massa quanto na cobertura, que é feita com um delicioso brigadeiro. Para um toque diferencial, a dica é decorar com granulados de chocolate. O resultado fica tão lindo que dá até dó de comer.

45. Colomba pascal fácil

Colomba pascal fácil
  • Preparo: 60min

Pode parecer difícil, mas essa receita simples de colomba pascal pode ser feita por qualquer um, até iniciantes na cozinha. O doce típico ficará uma delicia e completará a mesa de Páscoa.

46. Bolo pudim de prestígio

Bolo pudim de prestígio
  • Preparo: 60min

Mais uma receita para os amantes da combinação de chocolate com coco. Mas o legal do bolo não para por aí: ele é feito em duas camadas, uma de bolo de chocolate e outra de pudim de coco. A mistura de sabores e texturas fica incrível!

47. Mousse de chocolate

Mousse de chocolate
  • Preparo: 140min

A mousse de chocolate é uma sobremesa muito simples de ser feita, mas isso não quer dizer que não seja muito saborosa. Se você quer usar poucos ingredientes e ficar pouco tempo na cozinha, pode apostar nessa opção.

48. Bolo mousse de chocolate sem glúten

Bolo mousse de chocolate sem glúten
  • Preparo: 60min

Para finalizar, uma receita de bolo mousse deliciosa e liberada para quem tem intolerância ao glúten. Tanto a massa quanto a cobertura são feitas com chocolate. O resultado é um bolo tão gostoso e cremoso que vale a pena o trabalho e a espera.

Mesmo que você não seja cristão, é muito gostoso reunir pessoas queridas para uma refeição bem gostosa, não é mesmo? Além disso, ovos caseiros de chocolate são deliciosos. Aproveite para conferir estas receitas de ovo de Páscoa recheado e escolha sua preferida para testar!