22 receitas de comida light para aproveitar os sabores sem sair da dieta

Por
Atualizado em 15.03.21

Comida boa não precisa ser sinônimo de muitas calorias. Pratos e sobremesas também podem ser prazerosos em versões light. O importante é escolher os ingredientes certos, que garantam sabor sem fugir da dieta. Conheça as receitas abaixo e aprecie sem moderação todas as delícias que a comida light tem a oferecer.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Comidas light salgadas

1. Molho branco light: com macarrão, na lasanha, gratinado… o molho branco sempre dá um toque especial aos pratos. Nessa versão light, vegana e sem lactose, a farinha, a manteiga e o leite dão lugar a inhame, azeite e alho.

2. Sopa light de abóbora e cenoura: cremosa, saborosa, nutritiva, colorida e muito fácil de fazer, essa sopa é ideal para refeições leves à noite ou para congelar e ter sempre à mão quando a fome bater.

3. Frango desfiado fit: levíssima, essa receita não leva gordura. O frango é cozido em água, assim como a cebola e o tomate são refogados também em água. Depois, é só misturar o frango ao refogado e acrescentar os temperos que gostar.

Publicidade

4. Panqueca light: panqueca fininha, leve, ótima para rechear e, se for do seu gosto, gratinar (olha o molho branco ali em cima). Ela é feita com ingredientes do dia a dia e em poucos minutos. Prepara a frigideira e o braço para jogar panquecas para cima!

5. Picadinho de carne light: picadinho de carne bem suculento, saboroso e preparado sem gordura. Para acompanhar, banana chips feita em casa, também sem gordura alguma. Um prato que dá saciedade com poucas calorias.

6. Lasanha light: no lugar da massa, lâminas de abobrinha; no lugar da mussarela, ricota temperada; para gratinar, mussarela de búfala. E no recheio, peito de peru e molho de tomate. Com esses ingredientes, o sabor está mais do que garantido. Vinte minutos no forno e é só se deliciar.

Publicidade

7. Macarrão de abobrinha: você pode cortar a abobrinha com mandoline ou com faca mesmo para formar as tiras bem fininhas e fazer o macarrão. Depois o refoga com cogumelos e molho caseiro, feito com tomates frescos e alho. Uma massa suculenta, sem glúten e sem lactose, mas com muito sabor!

8. Strogonoff de frango light: todo o sabor do strogonoff, mas numa versão leve e pouco calórica. O frango é refogado com cebola e alho, depois você acrescenta ketchup e mostarda, para dar o sabor, e iogurte, para deixar o prato bem cremoso.

9. Frango com batata doce: clássico da vida fit, o frango com batata doce ganha sabores a mais, sem ganhar muitas calorias nem gorduras. O frango ganha o sabor de uma marinada com suco de laranja e a batata doce, cozida e depois assada, fica igual à batata frita (sem a parte da fritura).

10. Coxinha fit: a vida fit não precisa ser uma vida de privações e vontades não atendidas. Coxinha pode fazer parte do cardápio, sim. A massa é de batata doce e inhame, e a casquinha, de gergelim. Aí é só assar e comer sem culpa.

11. Hambúrguer vegetariano fit: hambúrguer de quinoa e grão-de-bico é uma opção saudável e leve para matar a vontade de um sanduíche daqueles de mordida grande e cheia. A dica é colocar pedaços de abacate dentro do pão para dar a cremosidade que viria da maionese ou do ketchup, assim, esse sanduíche não deixa nada a desejar em relação aos outros.

Sobremesas light

12. Brigadeiro fit de banana: brigadeiro feito com apenas três ingredientes e sem ir ao fogo. A textura e a doçura vêm da banana cozida (no micro-ondas mesmo) e o sabor de chocolate vem do cacau e do leite em pó. Doce na medida certa, cremoso como o tradicional, mas fit e saudável.

13. Pudim fit: pudim, sim, pudim também pode fazer parte do cardápio fit. O importante é usar os ingredientes certos: leite desnatado e leite condensado fit. O sabor clássico, com preparo saudável.

14. Danoninho light: são só três ingredientes, creme de ricota, suco de morango em pó e adoçante, e o preparo mais simples que há, mexer tudo, e está pronto. Só isso. Geladinho fica com sabor de infância!

15. Mousse de chocolate light: mais uma receita de misturar tudo, mas, dessa vez, na batedeira, para que a mousse fique bem leve e aerada. Outro ponto para garantir uma textura perfeita é usar leite desnatado e creme de leite light bem gelados no preparo. Cacau, gelatina sem sabor e adoçante completam a lista de ingredientes.

Publicidade

16. Mousse de maracujá fit: para quem gosta de doces azedinhos, essa mousse de maracujá é perfeita. O preparo é igual ao da receita anterior, a diferença está em alguns dos ingredientes: leite condensado fit e iogurte desnatado formam o creme, e a poupa de maracujá dá o sabor.

17. Panqueca doce light: mais uma receita que pede só três ingredientes. Banana, claras de ovo e farinha de aveia integral. Você bate no liquidificador e depois leva ao fogo, numa frigideira bem quente. Aí é só escolher o recheio ou cobertura.

18. Brownie fit: sem glúten, sem lactose, mas mais gostoso que muitos dos tradicionais! Não acredita? Então, processe batata doce assada, farinha de amêndoas, óleo de coco, cacau em pó, mel e ovo (ou gel de linhaça, para versão vegana), depois acrescente nozes, leve ao forno e tenha a prova de que é mesmo delicioso!

19. Bolo de cenoura light: ter alimentação saudável não pode significar ser privado da felicidade de comer um bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Essa receita aqui prova que felicidade, digo, bolo cabe em todas as dietas. Poucas mudanças nos ingredientes, mas a garantia do sabor tão amado numa versão mais saudável.

20. Bolo de aveia com banana: a massa é tão simples que nem é preciso batedeira, você pode prepará-la à mão com batedor de arame. E os ingredientes são aqueles que sempre temos em casa: banana, ovo, aveia em flocos, fermento e canela. Uma opção para quando bater vontade de comer bolo sem sair da dieta.

21. Bolo light de maçã: a combinação de maçã com canela é daquelas que perfumam a cozinha e abrem o apetite. Com banana, ovos, aveia em flocos e fermento, ela vira um bolo gostoso, macio e muito saudável. Bom para quem quer algo doce, mas não quer consumir açúcar.

22. Bolo prestígio light: bolo de chocolate, recheio de coco e cobertura de chocolate. Bem fácil de fazer, você só precisa misturar os ingredientes dos três itens da receita, assar o bolo, cortar ao meio para colocar o recheio e despejar a cobertura. E é muito recheio e muita cobertura!

Se você quiser ampliar ainda mais suas opções de refeições, conheça estas receitas para almoço saudável. Agora, se seu lado formiguinha falar mais algo, veja as receitas de bolo fitness. O importante é poder aproveitar os melhores sabores sem melar a dieta!

Publicidade