Como fazer hossomaki: uma delícia da culinária japonesa

Escrito por    
Em 14.05.20

O sushi é bastante conhecido e pode ser recheado tanto com peixes quanto com frutas. O prato é típico da culinária japonesa e apesar de haver alguns truques na montagem, não é difícil de fazer. Assim, se você é apaixonado por este prato, não pode deixar de aprender como fazer hossomaki.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como fazer hossomaki

iStock

Ingredientes

  • 1 pacote de arroz para sushi já pronto
  • Recheio de sua preferência
  • 1 folha de alga para sushi (nori)
  • 1 esteira de bambu
  • 1 tigela pequena com água

Como fazer

  1. Pegue a folha de alga para sushi e dobre ao meio;
  2. Coloque uma das metades da folha em cima da esteira de bambu;
  3. Molhe a ponta dos dedos, feche a mão e esfregue uma na outra;
  4. Pegue uma porção pequena de arroz e coloque no meio da alga;
  5. Arraste o arroz para os lados, para cima e para baixo, usando a ponta dos dedos;
  6. Deixe apenas dois dedos da alga sem arroz;
  7. Coloque o recheio que desejar, exatamente no meio do arroz;
  8. Puxe a alga para a beira da esteira;
  9. Empurre a esteira com os dois polegares e segure o recheio com os outros dedos;
  10. Enrole até que seja obrigado a tirar os dedos do recheio;
  11. Encoste a beirada da esteira na alga. Um pequeno pedaço sem arroz deve ficar exposto;
  12. Levante a ponta da esteira e enrole uma ou duas vezes para fechar o sushi;
  13. Coloque o rolinho na beirada da esteira e aperte com a mão aberta;
  14. Seu hossomaki estará pronto.

Viu como é fácil montar seu hossomaki? Com um pouquinho de paciência e tentativas logo você já terá prática e vai fazer sushi para toda a família.

Outras receitas de hossomaki

Agora que você já entendeu como é feita a montagem do hossomaki, é hora de definir qual será o recheio escolhido. Tem opções para todos os gostos e se não quiser se arriscar em algo muito diferente pode investir no salmão. Confira:

Hossomaki de pepino

Receita para quem deseja fazer um sushi sem carne. O pepino japonês será o recheio. Bem simples de fazer, também traz dicas de como espalhar melhor o arroz e garantir que não grude nos seus dedos.

Hossomaki de salmão

Um dos hossomakis mais conhecidos, não tem nenhum segredo de preparo. Simplicidade e muito sabor em um único sushi! Traz dicas sobre a quantidade de arroz e o lado da alga que deve ser utilizado. Além disso, recomenda cortar o salmão na grossura de um dedo.

Hossomaki de kani

Continua após o anúncio

Quem gosta de kani pode seguir esta receita. A dica é bem completa e ensina, inclusive, como cortar a nori ao meio e a retirar o plástico de proteção do kani. Depois, é só seguir os passos tradicionais para fechar o hossomaki.

Hossomaki de manga

Sushi de frutas é o seu preferido? Aqui, você vai aprender a fazer um delicioso hossomaki de manga. Seu maior desafio será cortar as fatias de manga na espessura média de um dedo para o recheio se encaixe perfeitamente.

Hossomaki Philadelphia

Cream cheese e salmão são os recheios usados na receita. Este é inclusive um sushi que faz muito sucesso! Não há nada muito complicado, especialmente se você já sabe como enrolar o hossomaki e espalhar o arroz sobre a nori.

Hossomaki vegano

Segue uma dieta vegana e quer experimentar o hossomaki? Apesar do preparo ser um pouco mais demorado, não é nem um pouco difícil. A receita também vai ensinar a fazer o preparo do arroz japonês com direito a um tempero saboroso e especial. Além disso, o recheio é bem completo.

Você com certeza já sabe como fazer hossomaki depois de acompanhar essas dicas. Aproveite e prepare também aquele uramaki filadélfia. A receita é bastante parecida, com a diferença de que a alga nori fica por dentro do sushi.

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ